A maior liga de basquete do mundo volta a ação em outubro. Com as transmissões da temporada 2022/2023 da NBA começando no dia 20 deste mês e os fãs brasileiros podendo acompanhar as emoções do torneio na tela dos canais ESPN e Star+, as novas estrelas da competição norte-americana tomam conta do maior palco do basquete mundial vindas das mais diferentes partes do mundo.
A NBA é a liga dos esportes americanos mais famosa fora dos EUA e seus times possuem uma legião de fãs espalhadas pelo planeta. Franquias como o Los Angeles Lakers, Chicago Bulls, Boston Celtics e Golden State Warriors possuem uma grande visibilidade por conta de seu sucesso em quadra e a liga vem está ficando cada vez mais globalizada com estrelas internacionais se destacando. Para esquentar o clima da nova temporada, elencamos os principais atletas nascidos fora do continente norte-americano que brilham na NBA:
Giannis Antetokounmpo – Grécia (Milwaukee Bucks)
Estrela do Milwaukee Bucks, Giannis é o atleta de maior currículo da relação. Conhecido como “Greek Freak”, o ala-pivô de 27 anos de idade tomou os holofotes da liga como uma tempestade em anos recentes com seu desenvolvimento meteórico e dominância física. Apesar de não ser o melhor arremessador dentre os nomes citados abaixo, Giannis se sobrepõe aos seus adversários com sua agilidade, velocidade, força e capacidade defensiva. A estrela do Milwaukee Bucks já alcançou um título da NBA, foi 2x MVP da temporada regular, MVP das Finais em 2019 e Melhor Defensor do Ano em 2020.
Nikola Jokic – Sérvia (Denver Nuggets)
Eleito MVP nos dois últimos anos consecutivamente, o “Joker” se torna um dos maiores destaques da relação com apenas 27 anos de idade. O pivô de 2.11m nascido na Sérvia brilha em quadra com as bolas nas mãos por sua alta capacidade como pontuador e também por suas assistências mágicas. Jokic é o principal jogador do Denver Nuggets, onde faz dupla com o armador Jamal Murray, e é visto como um dos jogadores mais inteligentes da liga.
Joel Embiid – Camarões (Philadelphia 76ers)
Ao lado de Jokic, Joel Embiid é mais um pivô que brilha na NBA pela sua versatilidade. Terminando em segundo lugar na votação para MVP na última temporada, Embiid esbanja seus talentos como pontuador e personalidade dominante no garrafão. Nascido no Camarões, Joel tem tripla nacionalidade: camaronês, francês e americano, e ainda não decidiu qual seleção gostaria de representar no basquete internacional. Na NBA, o atleta faz dupla com o armador James Harden e estará em busca de seu primeiro título da liga.
Luka Doncic – Eslovênia (Dallas Mavericks)
O garoto Maravilha Luka Doncic é uma das mais jovens estrelas do basquete mundial. O armador esloveno chegou à NBA após uma passagem de muito sucesso entre os profissionais da Europa, onde estreou com apenas 16 anos de idade e conseguiu progredir até se tornar o astro do Real Madrid, campeão e MVP da Euroliga, o segundo torneio de clubes/franquias mais disputado do mundo. Na NBA, Luka tomou os holofotes desde cedo por sua movimentação diferenciada, psicológico forte e muita personalidade para comandar as ações do time. Hoje, aos 23 anos, o atleta já se tornou uma das faces da NBA comandando o Dallas Mavericks em momentos inesquecíveis nos playoffs e é visto como um dos astros da liga para a próxima década.
Ben Simmons – Austrália (Brooklyn Nets)
Calouro do ano em 2018, o australiano Ben Simmons é um dos armadores mais talentosos da liga. Num cenário em que a liga prioriza arremessadores de três pontos, o jogador consegue se destacar com outros atributos, como sua mobilidade, atleticismo e sendo um dos principais atletas da posição defendendo e dando assistências. Simmons fará sua primeira temporada completa com o Brooklyn Nets neste ano e será uma peça importante para complementar as estrelas Kevin Durant e Kyrie Irving na busca pelo título.
Rudy Gobert – França (Minnesota Timberwolves)
Principal reforço do Minnesota Timberwolves na temporada, o pivô francês Rudy Gobert é um dos grandes nomes da liga na posição. Com 2.16m, Rudy é visto como um dos defensores de elite da liga, o principal no garrafão. All-Star em 2020 e 2021, Gobert ficou com o prêmio de Melhor Defensor da liga em 2018, 2019 e 2021, e foi eleito para o time defensivo ideal em cinco temporadas diferentes. O atleta foi uma das principais movimentações da intertemporada, em que foi trocado pelo Utah Jazz para o Timberwolves.
Al Horford – República Dominicana (Boston Celtics)
Cinco vezes All-Star, Al Horford é o único atleta com mais de 30 anos da lista. O veterano de 15 temporadas era detentor da maior sequência ativa de jogos de playoffs sem chegar às Finais, até o último ano, quando foi finalista e peça fundamental do Boston Celtics. O centroamericano chega para esta temporada em busca de repetir sua jornada até a grande decisão da NBA e tem ao seu lado as jovens estrelas Jayson Tatum e Jaylen Brown.
Domantas Sabonis – Lituânia (Sacramento Kings)
Duas vezes All-Star, o pivô Domantas Sabonis é mais um pivô internacional de destaque na liga. Com uma grande capacidade de captalizar em rebotes e sendo uma força ofensiva confiável, o atleta europeu tem quase um “duplo-duplo” de média na carreira atuando entre os melhores jogadores do mundo na NBA.
*Texto em parceria com o Star+ e ESPN
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: