A Seleção Brasileira de Basquete conheceu o seu rival nas quartas de final da AmeriCupW, em León, no México. Nesta sexta, 7, às 23h10, de Brasília, a Seleção encara as donas da casa em busca de um local nas semifinais da disputa. Invicto até aqui e com o primeiro lugar do Grupo A, de Brasil chega como favorito, mas precisa fazer valer a sua qualidade em um ginásio que promete estar tomado de mexicanos.

“Fizemos uma grande primeira fase, sólida na defesa, com um jogo coletivo no ataque. E conseguimos a primeira vaga do grupo A. Mas isso agora não quer dizer nada. E México virá empolgado, joga em casa, e precisamos jogar com inteligência e muito focadas para seguirmos firmes no nosso objetivo que é o título”, disse a ala Tainá Paixão. 

A partida terá transmissão ao vivo da ESPN. Em novo comunicado enviado às confederações, a FIBA confirmou que o torneio no México irá distribuir duas vagas para o Pré-Olímpico Mundial, o último estágio por uma vaga em Paris 2024, porém, independentemente da posição na competição em León, uma dessas vagas é dos Estados Unidos, pelo título mundial conquistado na Austrália – o time americano também já está garantido em Paris 2024 pelos critérios da FIBA. Sendo assim, caso as americanas sejam campeãs da AmeriCupW, o vice-campeão vai ao Pré-Olimpico das Américas. Do contrário, apenas o campeão da AmeriCupW avança ao Pré-Olímpico Mundial, com a outra vaga sendo americana.

A AmeriCupW também dá quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas, que será disputado ainda em 2023, por esses quatro times. Desta disputa sairão dois classificados que complementam os times do continente americano no Pré-Olímpico Mundial – que é um total de quatro pelo critério FIBA.

No naipe feminino, a Olimpíada de Paris terá 12 equipes. A França, como anfitriã, já está classificada, assim como os Estados Unidos por conta do título mundial,  mesmo com ambos jogando todo o processo qualificatório. Restam assim, 10 postos que serão distribuídos nos Pré-Olímpicos Mundiais no primeiro semestre de 2024, em quatro torneios com quatro times em cada (4 times das Américas, 2 da África, 4 da Ásia e 6 da Europa). Os três melhores de cada vão à Paris 2024. Os grupos que tiverem França e EUA darão 2 vagas, já que os dois estão garantidos, chegando assim ao número mágico de 12 seleções nas Olimpíadas.

O Brasil esteve no pódio nas duas últimas AmeriCupW, em ambas levando o bronze. Além de Estados Unidos, encarou na primeira fase em León as equipes de Cuba, Venezuela e Argentina (confira a tabela completa e horários abaixo).

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as 10 equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

PRIMEIRA FASE

1 de julho
Brasil 92 x 53 Cuba

2 de julho
Brasil 90 x 76 Venezuela

3 de julho
Brasil 56 x 55 Argentina

4 de julho
Brasil 67 x 54 EUA

QUARTAS DE FINAL

7 de julho
23h10 – Brasil x México

SEMIFINAL
Sábado, 8/7

FINAL
Domingo, 9/7

CONVOCAÇÃO

ARMADORAS

Débora Costa – SESI Araraquara
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete

ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Isabela Ramona – Samara-RUS
Gabriella Soares – SESI Araraquara

ALAS
Raphaella Monteiro – Sampaio Basquete
Emanuely de Oliveira – Sampaio Basquete

ALAS/PIVÔS
Damiris Dantas – Fuerza Regia-MEX
Vanessa Sassá – Santo André
Aline Moura – SESI Araraquara

PIVÔS
Erika de Souza – Sampaio Basquete
Kamilla Cardoso – South Carolina-EUA

TÉCNICO
José Neto

Foto e informações: Assessoria CBB

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: