A WNBA começa no próximo sábado (25/7) e a pivô Damiris Dantas vai representar o Brasil nessa fase atípica para o basquete feminino, com os jogos acontecendo dentro da bolha na Flórida. Ela participou de uma vídeo conferência com jornalistas com a presença do Live Basketball BR.
Damiris falou sobre como vem sendo a vida dentro da bolha da WNBA, suas expectativas com o Minnesota Lynx , basquete brasileiro e a sua representatividade nas redes sociais pela igualidade.
“Como brasileira já estou acostumada a fazer tudo junto com as minhas companheiras no Brasil, mas aqui nos EUA é diferente, a gente só se encontra na quadra. E aqui na bolha a gente tem brincado mais, feito as refeições juntas, jogado vídeo game, brincado mais. Está dando tudo certo”, disse Damiris.
“Fazemos teste de COVID-19 todos os dias pela manhã, treinamos, nos alimentamos bem, descansamos, assistimos vídeos sobre os outros times. A preparação tem sido muito boa. Algumas jogadores trouxeram a família pra cá, eu vim sozinha. Mas me sinto mais segura aqui dentro do que em casa”, ressaltou.
Sobre o seu time, o Minnesota Lynx, Damiris disse que a equipe vive uma reformulação na temporada. “A maioria dos atletas são novas, mas estamos nos entrosando bem. A treinadora me disse que nessa temporada terei mais a bola nas mãos e a minha responsabilidade será maior”.
Protestos contra o racismo
A WNBA também destaca no seu retorno o Movimento da Justiça com um foco especial no movimento ‘Black Lives Matter. Aumentando a consciência e busca a justiça para as mulheres vítimas de brutalidade policial e violência racial com homenagens a Breonna Taylor.
Ela foi morta a tiros por policiais do Departamento de Polícia Metropolitana de Louisville (LMPD) em 13 de março de 2020, quando o sargento Jonathan Mattingly, o detetive Brett Hankison e o detetive Myles Cosgrove entraram à paisana em seu apartamento em Louisville, Kentucky.
Outro policial e um tenente do LMPD estavam em cena quando o mandado foi executado.Houve trocas de tiros entre o namorado de Taylor, Kenneth Walker, e policiais do LMPD que entraram no apartamento. Taylor foi baleada oito vezes, e Mattingly foi ferido por tiros. Nenhuma droga foi encontrada no apartamento. Sua morte, juntamente com a de George Floyd, provocou protestos em todo o mundo em apoio ao Black Lives Matter.
“A mãe da Breonna até ficou emocionada com essa homenagem, vamos até conversar com ela na próxima semana. Continuarei também ativa aqui e nas minhas redes sociais na luta pela igualdade, pois essa é a minha causa para sempre”, destacou Damiris na vídeo conferência.
Basquete brasileiro
A pivô também falou sobre a Liga de Basquete Feminino e a Seleção Brasileira, que seguirá no comando do técnico José Neto.
“A gente viu um crescimento na LBF nos últimos anos, mas agora deu uma estacionada. Esperamos que siga crescendo cada vez mais. Sobre a Seleção eu me dou muito bem com o Zé Neto, ele entra em contato comigo quase que toda semana. Quer saber cada vez mais sobre esse universo do basquete feminino, que ele chegou faz pouco tempo, mas que está indo super bem”.
WNBA volta sábado
A WNBA retoma seus jogos no dia 25 de julho e a temporada regular está atualmente programada para terminar em 12 de setembro, em seguida teremos o formato tradicional dos playoffs e finais.
‘WNBA Tip-Off 2020’, apresentado pela AT&T, 25 de julho, terá a MVP 2018 da WNBA Breanna Stewart e o Seattle Storm recebendo a número 1 do 2020 WNBA Draft Sabrina Ionescu do New York Liberty.
O Minnesota Lynx de Damiris estreia no domingo, dia 26, diante do Connecticut Sun. O Live Basketball BR fará uma grande cobertura da WNBA. Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente nas redes sociais http://twitter.com/livebsktbr e http://instagram.com/livebsktbr.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: