Clique aqui e assista ao vivo!

Chegou a hora! Nesta segunda-feira, 23 de agosto, as Seleções Brasileiras sub-16, masculina e feminina, estreiam na Copa América. Enquanto o time masculino atua em Xalapa, as meninas jogam em Guanajuato, ambas cidades localizadas no México. Os meninos começam sua caminhada às 22h30, diante do México, dono da casa, enquanto a Seleção feminina joga às 16h30, contra o Canadá. As Copas Américas distribuem distribuem quatro vagas para as Copas do Mundo sub-17 de 2022.

Por conta da pandemia da COVID-19, a FIBA Américas confirmou a realização dos dois torneios apenas no fim de julho. Por isso, as Seleções Brasileiras tiveram período menor de preparação. A viagem para o México aconteceu na última sexta-feira, dia 20, com as duas Seleções viajando juntas no mesmo avião.

COPA AMÉRICA SUB-16 MASCULINA

O Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Argentina, Canadá e México. A Chave B ficou com Porto Rico, Chile, Estados Unidos e República Dominicana. Os quatro primeiros colocados conquistam vaga para a Copa do Mundo sub-17, em 2022. Pelo sistema de disputa, as equipes serão divididas em duas chaves com quatro equipes em cada. A fase serve de ranqueamento para o mata-mata de quartas de final.

Foram confirmados na equipe pela técnica Thelma Tavernari, os armadores Cauã de Souza Pacheco e Eduardo Bersch Klafke; os alas/armadores Alisson Venancio do Nascimento, Enrico Bianchi Lazari e Silva e Lucas Segantini Moreira; os alas Ivo Henrique Chiaretto, Henrique Lúcio da Silva e Igor de Jesus Andrade; os alas/pivôs Enrico Vicentini Borio e Wictor Hugo da Silva; e os pivôs Kauan Nascimento Raymundo e Vitor Hugo Farias Cardoso.

COPA AMÉRICA SUB-16 FEMININA

O Brasil ficou no Grupo A, ao lado de Costa Rica, Porto Rico e Canadá. A Chave B ficou com Argentina, Estados Unidos, México e Chile. A primeira fase serve como ranqueamento para as quartas de final. E os quatro classificados para as semifinais garantem vaga na Copa do Mundo sub-17, em 2022.

O técnico Dyego Maranini irá levar a armadora Aaliyah Janae Guyton; as alas Clarice Orange, Fernanda da Cunha e Taissa Queiroz; as alas/armadoras Ana Carolina Lopes e Marcella Prande; as alas/pivôs Alexia Dagba, Ana Beatriz Silva, Manuella Alves; e as pivôs Arianny Oliveira, Giovanna Rocha e Letycia Vasconcelos.

A geração que disputa a Copa América sub-16 feminina já tem um lastro de vitórias com a camisa da Seleção Brasileira. Em 2019, o Brasil foi campeão do Sul-Americano sub-14, vencendo a Argentina na decisão 52 a 38, em Guayaquil, no Equador. Naquela ocasião, o time também foi dirigido por Dyego Maranini.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: