Considerada a Libertadores do basquete, a Basketball Champions League Américas confirmou a presença de três brasileiros na próxima edição: Flamengo, Minas, São Paulo que garantiram vaga através das campanhas na última edição do NBB.

A competição acontecerá no formato de bolha por conta da situação atual da pandemia de Covid-19, em particular na América do Sul, e cada um dos doze (12) equipes terão a chance de sediar uma na fase de grupos. Além disso, o Conselho também mudou a dica original da 3ª Temporada de outubro 2021 para dezembro 2021. A liga vai durar cinco (5) meses com a Final 8 programada para jogar em abril de 2022.

A competição contará com 12 clubes representando sete países das Américas: Quimsa, Boca Juniors e Obras Sanitárias (Argentina), São Paulo, Minas e o atual campeão Flamengo (Brasil), Biguá e Nacional (Uruguai), UdeC (Chile), Cangrejeros (Porto Rico), Real Estelí (Nicarágua), vice-campeão da última temporada, e o Edmonton Stingers (Canadá).

A terceira temporada do torneio terá 36 jogos na fase de grupos e um sistema de playoff de oito partidas chamado Final 8, um total de 44 jogos. A Final 8 será disputada em quartas-de-final e semifinais, com os vencedores avançando para o jogo do Campeonato e os perdedores jogarão pelo terceiro lugar. Os clubes serão divididos em quatro grupos de três participantes cada, com o primeiro e o segundo colocados de cada chave avançando ao Final 8. Um sorteio oficial terá lugar na primeira semana de outubro de 2021 para determinar os grupos e o calendário completo para a temporada 3. O dia e a hora do sorteio serão anunciados nos próximos dias.

O campeão da BCL Americas garante vaga na Copa Intercontinental da FIBA em 2023. C.R. Flamengo, atual campeão da 2ª temporada da BCL Américas (2021), jogará na Copa Intercontinental FIBA 2022.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: