A 13ª edição do NBB vai começar nessa terça (10). Com 16 times, o campeonato promete muito equilíbrio e emoções aos torcedores brasileiros. A região do nordeste do Brasil, representada pelo Fortaleza Basquete Cearense e Unifacisa, ganhou dois ótimos elencos que podem ir longe nessa temporada.

FORTALEZA BC

Na elite desde 2012/13, o Basquete Cearense, como era conhecido nas últimas temporadas, decidiu arquitetar um plano ambicioso e firmou parceria com o Fortaleza Esporte Clube, uma das potencias do estado do Ceará. Além do nome diferente, o branco e o laranja darão lugar ao vermelho, azul e branco na cor do uniforme do time. Mas a principal modificação está na parte financeira: ganhou um bom aporte para a realização de 2 grandes contratações, além da renovação de destaques da equipe.

O Fortaleza BC renovou os contratos de Dontrell Brite, Cauê Verzola, Rashaun, Alex Oliveira, Gabriel, Sualisson, Felipe Ribeiro e Mathias. Com a mesma base que vem fazendo sucesso nas últimas temporadas, o time anunciou a chegada de dois reforços de peso: o ala Desmond Holloway e o pivô Lucas Bebê. Além disso, acertou a chegada do experiente treinador Alberto Bial.

Holloway fez muito sucesso ao liderar o time do Pinheiros por muitos anos, ganhando o prêmio de MVP da temporada de 2016/17. Se transferiu para o Vasco e, após uma passagem pelo basquete argentino, voltou e jogou bem no São Paulo. Agora no Fortaleza, promete ser uma das lideranças da equipe com seu jogo versátil e facilidade para infiltrar e chutar para 3 pontos.

Após ser draftado em 2013, Lucas Bebê teve passagem recente marcante na NBA. Foi pelo Toronto Raptors que o pivô ficou de 2014 até 2018, entre a equipe principal e secundária. Também teve passagem pelo basquete espanhol e, quando todos esperavam que fosse ficar na Europa, surpreendeu ao acertar com o Fortaleza para essa temporada. Com 28 anos, promete entregar bons desempenhos no NBB.

UNIFACISA

Após subir para o NBB, a equipe paraibana do Unifacisa se tornou uma boa novidade para o nosso basquete. A aliança com sua torcida já está dando muito certo e agora, sob o comando de Felipe Santana, o time promete uma temporada bem melhor.

No mercado da pré-temporada, o Unifacisa foi uma das equipes que mais se movimentaram para se reforçar. Com uma boa situação financeira oriunda de parcerias no estado da Paraíba, conseguiu atrair bons jogadores e reformulou o seu elenco, visando ser uma das potencias para essa temporada.

Ficaram no time os jogadores Nate Barnes, Gemadinha, Paulo Nery, Fábio Alexandrino e João Victor. A chegada de 7 novos reforços deram uma cara nova para a equipe paraibana. Foram eles: Arthur Pecos, Betinho, Nehemias Morillo, Felipe Vezaro, Vinicius Pastor, Rafa Oliveira e Alexandre Paranhos.

O ala Betinho chega ao Unifacisa com status de principal reforço da equipe e uma das melhores contratações do mercado para essa temporada. Jogando os 2 últimos anos pelo Pinheiros, o atleta de 32 anos alcançou muito sucesso e chegou a entrar no time titular do Jogo das Estrelas de 2020, que não foi realizado devido a pandemia.

Na temporada passada, Betinho obteve médias de 16 pontos, 3 rebotes e 3 assistências por partida. Com um bom jogo de garrafão, tiro médio e infiltração, o jogador ganhou muita notoriedade com a torcida pinheirense pelo ótimo desempenho na bola de 3. A música “din, din, din, mais 3 pontos do Betin” foi criada pelos fãs do Pinheiros em homenagem as suas jogadas que ajudaram a equipe a vencer muitos jogos. Agora no Unifacisa, promete liderar um time com outros jogadores de valor.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: