Campeões em quadra, LeBron James e Los Angeles Lakers também são campeões em vendas de camisas e produtos oficiais depois que a temporada da NBA retornou na bolha da Disney, em Orlando.

É o que mostra levantamento da própria NBA levando em consideração as vendas de suas lojas físicas e virtuais tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, um dos mercados mais importantes para a liga longe de casa – só fica atrás da China. Apesar da liderança de LeBron e do Lakers, os rankings são bem diferentes.

Camisas mais vendidas
No Top 10 das camisas mais vendidas, a nº 23 de LeBron está no topo nos Estados Unidos e também no Brasil. Mas as diferenças começam a partir daí.

Por aqui, a segunda posição é de Kyrie Irving, mas o armador do Brooklyn Nets não figura nem entre os dez mais na lista norte-americana. A mesma coisa acontece com James Harden. A camisa nº 13 do Barba no Houston Rockets foi a quinta mais vendida no Brasil e não aparece no Top 10 dos Estados Unidos.

Mais dois jogadores listados entre os dez no mercado nacional não figuram no ranking da NBA nos Estados Unidos: Zach LaVine, mostrando a grande torcida do Bulls por aqui, e Kemba Walker, jogador do Celtics que fecha o Top 10 brasileiro.

No Top 10 dos Estados Unidos, o Boston Celtics é representado numa posição bem melhor. A camisa nº 0 de Jason Tatum foi a quarta que mais vendeu por lá, mas não figura entre as dez por aqui.

Os outros três jogadores que aparecem na lista norte-americana e não estão no Top 10 brasileiro são: Damian Lillard, do Portland, Kawhi Leonard, do Clippers, e Jimmy Butler, que nem com a bela campanha pelo Miami Heat, vice-campeão, conseguiu colocar seu número 22 entre os dez mais procurados no Brasil.

Além de LeBron James no topo, outros cinco figuram nas duas listas, mas em posições bem diferentes: seu fiel escudeiro Anthony Davis; o atual MVP Giannis Antetokounmpo; os já consagrados Curry e Durant; e a sensação Luka Dončić.

EUA 
1. LeBron James (#23 LA Lakers)
2. Luka Dončić (#77 Dallas Mavericks)
3. Anthony Davis (#3 LA Lakers)
4. Jayson Tatum (#0 Boston Celtics)
5. Giannis Antetokounmpo (#34 Milwaukee Bucks)
6. Stephen Curry (#30 Golden State Warriors)
7. Kevin Durant (#7 Brooklyn Nets)
8. Damian Lillard (#0 Portland Trail Blazers)
9. Kawhi Leonard (#2 LA Clippers)
10. Jimmy Butler (#22 Miami Heat)

Brasil
1. LeBron James (#23 LA Lakers)
2. Kyrie Irving (#11 Brooklyn Nets)
3. Giannis Antetokounmpo (#34 Milwaukee Bucks)
4. Stephen Curry (#30 Golden State Warriors)
5. James Harden (#13 Houston Rockets)
6. Kevin Durant (#7 Brooklyn Nets)
7. Anthony Davis (#3 LA Lakers)
8. Luka Dončić (#77 Dallas Mavericks)
9. Zach LaVine (#8 Chicago Bulls)
10. Kemba Walker (#8 Boston Celtics)

Times que mais venderam
No Top 10 das equipes mais populares no mercado, além do Lakers que lidera nos Estados Unidos e no Brasil, outras cinco franquias aparecem entre as dez que mais venderam produtos oficiais. Apesar disso, o único que guarda posição e se mantém no topo é justamente o atual campeão da NBA.

O que não muda também é que Chicago Bulls e Boston Celtics aparecem no Top 3 brasileiro e norte-americano. A diferença é que, por aqui, o time que Michael Jordan fez história fica à frente do Boston. Mas nos Estados Unidos, quem aparece na cola do Lakers é o Celtics, concentrando os dois maiores campeões da liga (17 títulos cada) na disputa pelo posto de “franquia mais popular no mercado”.

A partir da quarta colocação, os únicos três times que aparecem nas duas listas são o Miami Heat, o Golden State Warriors e o Milwaukee Bucks. Mesmo assim, em posições diferentes.

Os quatro times que aparecem na lista brasileira e não estão no ranking norte-americano são o Brooklyn Nets, quinto que mais vendeu produtos oficiais por aqui; seguido pelo Houston Rockets, de James Harden e Russell Westbrook. Fechando o Top 10 estão o Philadelphia 76ers e o San Antonio Spurs, que também não chegaram entre os dez por lá.

As quatro franquias que estão entre as dez mais “populares no mercado” norte-americano e que não pintaram no ranking brasileiro são o Toronto Raptors, campeão da temporada passada e sexto colocado na lista, seguido pelo Dallas Mavericks da sensação Luka Dončić.

Fechando o Top 10 dos Estados Unidos ainda aparecem Portland Trail Blazers e Denver Nuggets.

EUA
1. Lakers
2. Celtics
3. Bulls
4. Heat
5. Warriors
6. Raptors
7. Mavericks
8. Bucks
9. Trail Blazers
10. Nuggets

Brasil

1. Lakers
2. Bulls
3. Celtics
4. Warriors
5. Nets
6. Rockets
7. Bucks
8. Heat
9. Sixers
10. Spurs

Com diferenças consideráveis entre os rankings, a única coisa que não muda na comparação de vendas de camisas e produtos oficiais entre Brasil e Estados Unidos é que Los Angeles Lakers e LeBron James seguem imbatíveis.

Pelo menos fora de quadra, a parceria Lakers/LeBron deve continuar no topo por mais algumas temporadas. Principalmente, se continuar vencendo dentro dela.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: