O Baskonia é o grande campeão da Liga ACB, a vitória na final foi sobre o favorito Barcelona por 69 a 67 com o duelo sendo definido na última bola.
Se liga nos melhores momentos e na análise feita pelo Guilherme Maia dessa fase final excepcional do basquete espanhol:
No grupo A dessa fase final, o Barça se classificou com tranquilidade, venceu quatro jogos e perdeu um, que foi o último onde já estava classificado e poupou alguns atletas contra o Tenefire do Marcelinho Huertas, mesmo assim perdeu apenas por um ponto.
O outro time que se classificou nesse grupo foi justamente o Baskonia, que o Barça ja tinha vencido nessa fase também.
No grupo B, o Valencia ficou com a primeira posição com apenas uma derrota e a grande decepção foi o Real Madrid que sofreu duas derrotas e ficou de fora das semifinais, mesmo com os craques argentinos Campazzo, Gabriel Deck, Laprovitola, também o espanhol Sergio Llull, entre outros grandes jogadores.
O Real ficou com a mesma campanha do San Pablo Burgos que ficou com a vaga por ter derrotado o Real em um confronto direto. Aliás, uma campanha histórica do jovem time de Burgos que contou com os brasileiros Vitor Benite e Augusto Lima fazendo uma temporada fantástica.
Nas semifinais o Barça passou pelo Burgos e o Baskonia eliminou o Valencia. O Barça teve o MVP da competição, o espanhol de origem montenegrina Nikola Mirotic, que jogou demais!
Here is your JavaScript code:
Place this code in the section:
Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag:
Mas na final quem brilhou foi o argentino Luca Vildoza eleito o MVP da final com o título do Baskonia. O armador anotou 17 pontos no confronto.
Esse foi o quarto título da equipe do Baskonia na história da ACB: 2002, 2008, 2010 e 2020.