Nesta quinta-feira (25), a seleção feminina de basquete do Brasil descobriu seus adversários no Pré-Qualificatório para a Copa do Mundo Feminina de 2026. Este novo campeonato da FIBA contará com a participação de 16 seleções, todas elas não participantes das Olimpíadas de Paris em 2024, e competirão pelo título que assegura uma vaga no qualificatório para o torneio que será realizado na Alemanha, no segundo semestre de 2026.

O técnico José Neto comentou que este é um torneio inédito e significativo, que proporcionará a chance de competir contra equipes de outros continentes, algo que só era possível em Pré-Mundiais e Pré-Olímpicos. Ele destacou a diversidade dos grupos, com três continentes diferentes representados em cada um. Ele mencionou que o grupo do Brasil é desafiador, com três países que não se classificaram no Pré-Olímpico mundial: Brasil, Senegal e Hungria, além das Filipinas. O outro grupo inclui Argentina, Líbano, Ruanda e Reino Unido.

O Brasil competirá em Ruanda, em um grupo que inclui Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. Nas semifinais, o Brasil enfrentará o grupo composto por Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o vencedor do torneio se classifica. No entanto, aqueles que não conseguirem uma vaga no qualificatório agora terão outra oportunidade através das copas continentais em 2025. Os torneios de pré-qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA de 2026 ocorrerão no México e em Ruanda, de 19 a 25 de agosto de 2024.

A competição na Cidade do México contará com grupos formados por Coreia do Sul, Mali, República Tcheca e Venezuela, além de México, Montenegro, Nova Zelândia e Moçambique.

Os torneios de qualificação para a Copa do Mundo de Basquete Feminino da Federação em 2026 envolverão 24 equipes, incluindo os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda, além de outras 22 equipes selecionadas com base nos resultados das Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025.

Um total de 16 países, incluindo a anfitriã Alemanha, garantirão suas vagas para os Torneios de Qualificação em 2026 e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da Federação em 2026, como parte de um campo expandido.

Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, alinhado com os números da Copa do Mundo masculina.

Via Assessoria CBB

ASSISTA OS JOGOS DA NBA SEM PAGAR NADA

O Live Basketball BR dá de presente pra você em parceria com o NBA League Pass, 7 dias de todos os jogos da NBA pra você assistir onde estiver sem pagar nada. Só CLICAR AQUI e assistir todos os jogos da NBA em Full HD. 

ASSISTA A GENTE NO YOUTUBE E SIGA NAS REDES

Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: