O Brasil encerrou no último domingo, 12 de junho, a sua histórica campanha na FIBA U18 Americas, em Tijuana, no México, com a medalha de prata. Na decisão, a Seleção foi superada pela forte seleção dos Estados Unidos, recheada de prospectos já ranqueados para futuros drafts da NBA: 102 x 60. O revés, contudo, não tira em nada o mérito da Seleção Brasileira, que através do torneio voltou ao Mundial Sub-19, em 2023, na Hungria.
A Seleção Brasileira fez uma FIBA U18 Américas impressionante. Na primeira fase, na reedição da final do Sul-Americano, voltou a derrotar a Argentina, por 60 a 55. Em seguida, na segunda rodada, bateu o México por 75 a 57. Na última rodada, em duelo muito equilibrado, perdeu para o Canadá por apenas dois pontos, 70 a 68, mas se classificou com o primeiro lugar do grupo.
No mata-mata, nas quartas de final, pegou a República Dominicana. Com um jogo seguro, venceu por 66 a 52 e naquele momento garantiu o seu lugar na Copa do Mundo Sub-19 de Debrecen, na Hungria, de 24 de junho a 2 de julho. Nas semifinais, o Brasil reencontrou o Canadá e em um jogo histórico, de recuperação, tirando 23 pontos de desvantagem, venceu por 78 a 77 para avançar à decisão.
Líderes nas estatísticas
Du Klafke – 10pts
Reynan – 15pts e 3reb
Gabriel Caldeira – 7pts, 6reb e 2ast
Vitor Cauâ – 5pts e 8reb
Samis Calderón – 9pts e 5reb
Convocados
ARMADOR
Gabriel Caldeira Oliveira – Palmeiras
ALA/ARMADOR
Eduardo Klafke – SESI Franca
Lucas Vieira Lopez Atauri – Paulistano
Reynan Gabriel Camilo – SESI Franca
Vitor da Silva Brandão – Paulistano
ALA
Gabriel de Andrade Landeira – Zentro Basket Madrid
Guilherme Tesch – North Broward Preparatory School
Samis Rodrigues Calderon – Corinthians
ALA/PIVÔ
Leandro Cardoso Inácio – Paulistano
Silvio Nicoliello Neto – Paulistano
Vitor Hugo Farias Cardoso – SESI Franca
PIVÔ
Vitor Cauâ Cerqueira Justiniano de Carvalho – Bauru Basket
TÉCNICO
Vitor Galvani – Corinthians