A Seleção Brasileira masculina de basquete estreia nos Jogos Pan-Americanos nesta terça, 31, às 17h30, diante do México, no Poliesportivo 1, em Santiago, no Chile.
Após o hiato do Pan de Lima, em 2019, o Brasil volta ao torneio e quer mais um título. O último foi em Toronto 2015. Nesta segunda, a Seleção realizou mais um treino no Chile, e a confiança para a estreia é grande.
O técnico Gustavo De Conti convocou 12 atletas para os treinos/competição e ao contrário do Mundial, não haverá diminuição do grupo. Por não ser um torneio “Data FIBA”, a convocação conta com atletas que atuam no basquete nacional.
Gabriel Jaú – “A cada seleção ganhamos mais confiança. É um processo que vem da Copa América, Eliminatórias da Copa América e agora o Mundial. É uma preparação que eu venho ganhando cada vez mais confiança e acho que esse Pan é um ponto bem legal para mostrar isso dentro de quadra”
Gustavo De Conti – “Pan Americano, ficamos sabendo dos adversários mais próximo da estreia, mas projetamos que precisamos chegar com o mínimo de entrosamento e o mínimo de parte tática para ir evoluindo durante a competição”
Márcio – “É uma felicidade ter uma responsabilidade maior e uma liberdade de jogo maior. Essas essas metas estão alinhadas ao objetivo do time, então é algo que está me fazendo crescer muito”
O Pan
Participam dos Jogos Pan-Americanos: Brasil, República Dominicana, México, Porto Rico, Panamá, Argentina, Chile e Venezuela. O Brasil está no grupo com México, Chile e Porto Rico.
Pela fórmula de disputa, serão dois grupos com quatro equipes em cada. As seleções jogam dentro das chaves e as duas melhores avançam às semifinais. Terceiro e quarto jogam partidas de reclassificação. Com o advento das Eliminatórias da AmeriCup, o Pan não é mais classificatório para o torneio.
Tabela do Brasil
31/10 – Terça
17h30 – Brasil x México
1/11 – Quarta
20h – Brasil x Chile
2/11 – Quinta
17h30 – Brasil x Venezuela
Convocação – Jogos Pan-Americanos Chile 2023
Armadores
Elinho – Corinthians
Scott Machado – Flamengo
Felipe Ruivo – Pinheiros
Alas/Armadores
Reynan – Overtime-EUA
Didi Louzada – Flamengo
Alas
Gui Deodato – Flamengo
Danilo Fuzaro – Minas
Alas/Pivôs
Lucas Dias – SESI Franca
Gabriel Jaú – Flamengo
Wesley Castro – SESI Franca
Pivôs
Márcio Henrique – SESI Franca
Maique Oliveira – Flamengo
Técnico
Gustavo De Conti
Assistente técnico
Helinho Garcia e Fernandinho