Em uma final marcada pela determinação, a Seleção Brasileira Feminina garantiu a conquista invicta do Campeonato Sul-Americano. Neste sábado, o Brasil derrotou a Argentina, por 69 a 68 realizado em San Luis, na Argentina.
A partida começou com as duas equipes nervosas e o Brasil se desencontrando, finalizando o quarto inicial com 5 pontos atrás das hermanas (20 a 15). No segundo, o Brasil cresceu de produção, especialmente na marcação, e chegou a encostar no placar diminuindo a diferença na parcial fechando em 31 a 23. (parcial 11 a 8).
Na volta do intervalo, o quinteto Kamilla, Leila, Sassá, Gabriella e Tainá garantiram a recuperação e ajudaram fazendo a diferença colocando o Brasil à frente do marcador finalizando a parcial do terceiro período em 23 a 16 para o Brasil. Já nos dez minutos finais,a raça e o foco falaram mais alto e a equipe brasileira controlou bem a tentativa de recuperação das rivais e garantiu a vitória e o título.
-Há pouco tempo atrás, antes de vir pra cá, meu filho olhou pra mim e perguntou porque eu tinha que ir. Eu respondi dizendo que tinha que trabalhar, pra trazer as coisas pra casa, pra deixar eles bem. E ele disse que estava tudo bem, que eu não precisava ir. Imagina, passei um bom tempo na África e agora estava indo novamente. Isso faz refletir muito, porque nesse momento eu estou muito contente com essa vitória! Pois ganhar tem um grande valor, e não é só ganhar um jogo, é a vitória da vida mesmo. A felicidade dessas meninas, é a minha também. Muito feliz por estar aqui, e esse ano faço 30 anos como jogador. Mas a sensação hoje foi como se eu tivesse na minha primeira final. Um significado importantíssimo para o Brasil e pra mim. Queria parabenizar a FIBA pela organização impecável e esse grande torneio – declarou o técnico José Neto.
– Sabíamos que seria uma partida muito dura, e eu já imaginava que por ser uma partida na casa delas, isso se transformaria no sexto jogador em quadra. Tentei tranquilizar meu treinador e minhas companheiras e acreditar até o final. A gente vem trabalhando muito e pra mim também pareceu ser a primeira vez em quadra. Estou há 24 anos com a Seleção, e todo jogo é muito importante. Estou muito agredecida pela comissão técnica que temos hoje, pela FIBA que realizou uma competição incrível, e principalmente ao presidente da CBB, Guy Peixoto, que sem ele não estaríamos aqui. E claro, desejar a todos um muito obrigada – completou a capitã Érika.
Na primeira fase, o Brasil obteve três vitórias: Colômbia (75 a 45), Uruguai (104 a 47) e Chile (80 a 27). Já na semifinal, outro resultado positivo, desta vez contra a Venezuela (105 a 54).
Classificação final: 1º) Brasil, 2º) Argentina, 3º) Venezuela, 4º) Colômbia, 5º) Paraguai, 6º) Uruguai, 7º) Chile e 8º) Equador.
Maiores pontuadoras:
Tainá Paixão – 17pts, 1reb e 4ast
Kamilla Soares – 15pts e 16reb
Sassá Gonçalves – 13pts
Confira a tabela completa.
CONVOCAÇÃO
ARMADORAS
Débora Costa – Ituano Basquete
Alana Gonçalo – Sampaio Basquete
ALAS/ARMADORAS
Tainá Paixão – Sampaio Basquete
Gabriella D’Arrigo Soares – SESI Araraquara
Isabela Ramona – Sodiê Doces/Mesquita/LSB
ALAS
Patrícia Teixeira – Sampaio Basquete
Leila Zabani – Unisociesc/Blumenau
ALAS/PIVÔS
Vanessa Gonçalves – AD Santo André
Aline Moura – SESI Araraquara
Stephanie Soares – Iowa State Unversity-EUA
PIVÔS
Érika de Souza – Sampaio Basquete
Kamilla Soares – South Carolina Gamecocks-EUA
Fonte: Assessoria CBB
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: