O Brasileirão masculino 2022 começa em 18 de fevereiro, e um dos homenageados do ano será Oscar Schmidt. Ídolo do basquete mundial, o ex-jogador dará nome ao troféu que será entregue ao melhor jogador em quadra em cada uma das partidas e também o MVP do Final Four e do campeonato. No ano anterior, Wlamir Marques foi o homenageado.

Oscar é Hall da Fama da FIBA e do Basketball Hall of Fame, nos Estados Unidos. Campeão com o Brasil no Pan de 1987, em Indianápolis, que completa 35 anos em 2022, o “Rei” é recordista mundial de pontos, com 49.737, recordista de pontos em um jogo de Olimpíadas, com 55 diante da Espanha em 1988, e também o recordista de pontos em Olimpíadas, com 1.093.

Com a Seleção, Oscar jogou cinco Olimpíadas, foi três vezes campeão sul-americano e também bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas. Passou por Palmeiras, Sírio, America, Juvecaserta-ITA, Pavia-ITA, Valladolid-ESP, Corinthians, Bandeirantes, Mackenzie e Flamengo, sendo três vezes campeão brasileiro, Mundial Interclubes, Paulista e Carioca.

Oscar conversou com a CBB sobre a homenagem.

“Quero agradecer ao meu amigo e presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, e a CBB como um todo pelo reconhecimento e por levar o nome do troféu de MVP do Campeonato Brasileiro deste ano. Desejo sucesso ao campeonato e muita sorte a todos os atletas. Que seja um grande campeonato”, disse Oscar.

Brasileirão 2022

Concorrerão ao título o Botafogo-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM/Maringá-PR, Brusque-SC, Coritiba Monster/Thalia-PR, Blumenau-SC, Clube Tatuí-SP, Liga Sorocabana-SP, Memoril/FUPES/Santos-SP, Sodie/Mesquita/LSB-RJ, São José Desportivo-SP e Araraquara-SP.

Assim como na última edição, as equipes serão divididas em duas conferências. A primeira conferência terá Brusque, Blumenau, Araraquara, Tatuí, Liga Sorocabana, ADRM Maringá e Coritiba Monster/Thalia. Já a outra conferência terá Basket Osasco, São José Desportivo, Memorial/FUPES/Santos, Botafogo, Vila Nova/AEGB e Praia Clube/Gabarito/Unimed. As sedes da primeira conferência serão Brusque e Blumenau. E a segunda conferência terá como palco Osasco e São José dos Campos.

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Brasileirão. A divulgação da tabela oficial será via site da CBB, em breve.

Mantendo as ações da última temporada, o Brasileirão 2022 irá homenagear figuras importantes do basquete brasileiro, ídolos que ajudaram a construir o que somos hoje. Os nomes que batizarão as conferências, assim como o troféu de MVP, de melhor técnico e árbitros, serão anunciados em janeiro de 2022, após as festas de fim de ano, assim como detalhes da data de início da competição, do Final Four e informações sobre as transmissões das partidas.

Nesta próxima temporada, a competição usará também a hashtag #BasqueteParaTodos, numa referência ao modelo de inclusão do Brasileirão, possibilitando que mais equipes possam participar do basquete profissional nacional através de um torneio em molde que desonera as equipes e com entregas de grande potencial como um Final Four com entretenimento, música e premiação.

O torneio também terá rígido protocolo sanitário contra a COVID-19 e cumprirá todas as solicitações e diretrizes das cidades que sediarão as etapas. 

Fonte: Assessoria CBB

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr 

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: