O campeão do Brasileirão 2023 de basquete vai jogar a Liga Sul-Americana pelo segundo ano seguido. A confirmação da vaga aconteceu durante a Assembleia Geral da FIBA Américas, no último fim de semana, em Miami, nos Estados Unidos. No ano anterior, o São José Basketball, campeão, ficou com a vaga oferecida pela FIBA Américas à CBB, mas abdicou da disputa, ficando a Liga Sorocabana, vice-campeã, com o direito de jogar o torneio.

Em 2023, o Brasileirão avança às quartas de final nesta semana, com o início da série melhor de três entre Cruzeiro Basquete x Basket Osasco, Praia Clube/Gabarito x AZ Araraquara, Brusque Basquete x Liga Sorocabana e Blumenau x Basquete Santos. Os quatro vencedores avançam ao quadrangular final e brigam, além do título, pela vaga na Liga Sul-Americana. 

O Brasileirão é um campeonato consolidado no calendário nacional, e que pelo segundo ano recebe esse reconhecimento da FIBA com uma vaga para a disputa da Liga Sul-Americana. Para os clubes que acreditam nos projetos de alto rendimento e são os grandes responsáveis pelo crescimento do esporte no país, o Brasileirão não é apenas uma chance de manter o esporte profissional, como também tem mais uma vez esse atrativo de uma vaga em competição internacional – disse Marcelo Sousa, Diretor Executivo da CBB. 

Em 2023, o Brasileirão iniciou com as Conferências Chuí e Cadum, com cinco equipes em cada uma, e com os quatro melhores avançando às quartas de final. Pelo terceiro ano seguido, o torneio tem 100% dos jgoos transmitidos ao vivo pela CBB TV, além dos oito classificados às quartas de final, também jogaram a primeira fase o Basquete Pinda é o Vitória-BA. 

A oferta de uma vaga para a Liga Sul-Americana por parte do Board da FIBA Américas à CBB, é mais uma amostra da retomada da confiança na instituição e na governança recuperada dentro do basquete brasileiro, após anos de gestão transparente e com resultados dentro e fora de quadra, com títulos na base, classificação para torneios internacionais, participação em todos os torneios FIBA e também a volta da AmeriCup ao país após 38 anos, sem falar na assinatura do contrato de patrocínio master com o galera.bet. 

Fonte: Assessoria CBB

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: