A partir do dia 16 de outubro, a bola volta a subir para o começo do Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete sub-23, uma realização da Confederação Brasileira de Basketball em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e apoio da jr.nba no Brasil. Em sua segunda edição, o torneio terá a participação de 11 equipes, que serão divididas em duas conferências na primeira fase, com as quatro melhores avançando ao Final Four ao fim da etapa de classificação.

O Brasileiro Feminino terá a participação de Sport Recife-PE, Bradesco Esporte e Educação-SP, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN e São José Desportivo-SP em uma conferência. Cerrado-DF, Basquete Joinville-SC, Instituto Vitaliza/Nosso Clube-PE, Basquete Pinda-SP e Foz Basquete-PR fecham a segunda conferência. As homenageadas para o ano de 2022 terão seus nomes revelados na próxima semana.

Em 2022, as sedes foram mantidas, com Recife e São José dos Pinhais recebendo as partidas. A capital de Pernambuco, como Sport Recife como anfitrião, recebe o turno, de 16 a 22 de outubro, enquanto os paranaenses, com o São José dos Pinhais/Guaxo de mandante, serão sede do returno e do Final Four logo na sequência, entre 28 de novembro a 8 de dezembro.

Pelo regulamento, os times manterão a base de atletas sub-23, mas tendo a possibilidade, caso queiram, de inscreverem duas atletas com até 25 anos. Para quem jogou a LBF, não houve mudança, com a obrigatoriedade de atletas apenas dentro da categoria.

– Estamos no segundo ano, com novas equipes entrando. Ficamos muito felizes com a competição de 2021, e esse ano tende a fortalecer mais ainda. Já vemos o reflexo, com atletas sendo contratadas pela LBF e também jogando o Campeonato Paulista agora. Estamos atingindo o nosso objetivo de colocar mais atletas para atuar, quase 150 jogadoras dentro do mercado com essa competição que estamos realizando – explica a vice-presidente da CBB e diretora do basquete feminino, Magic Paula.

No turno, as equipes se enfrentam entre as conferências, e no returno jogam dentro das próprias conferências. A classificação geral de 1 a 11 definirá os quatro classificados para o Final Four em São José dos Pinhais-PR.

– Para nós é uma felicidade grande chegar ao segundo ano do Brasileiro Feminino, um torneio que complementa o calendário da Liga de Basquete Feminino, e que dá a oportunidade para que jovens talentos tenham mais intercâmbio e jogos no adulto. Agradecer a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e com a NBA também – citou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Presidente do CBC, Paulo Maciel falou sobre a parceria com a CBB.

– Nós do CBC temos muito orgulho desta parceria de sucesso com a CBB, que vem realizando um belíssimo trabalho para o desenvolvimento do Basquetebol, com competições de alto nível. E temos certeza que com o CBI® de Basquetebol Sub 23 Feminino, não será diferente. Poderemos acompanhar excelentes jogos, com atletas de alta competência – disse Paulo Maciel.

Transmissão e tabela de jogos

Em breve, a Confederação Brasileira de Basketball irá divulgar as informações sobre transmissão das partidas e também a tabela completa do torneio que terá sua primeira rodada em 16 de outubro, no Ginásio do Sport, na Ilha do Retiro com cinco jogos.

Primeira rodada

16 de outubro, domingo

10h – Bradesco Esporte e Educação (SP) x Cerrado Basquete (DF) 
13h30 – ADRM Maringá (PR) x Instituto Vitaliza (PE) 
15h30 – Aeroclube (RN) x Foz Basquete (PR) 
17h30 – São Joé Desportivo (SP) x Basquete Pinda (SP) 
19h30 – Sport Club do Recife (PE) x Basquete Joinville (SC)

Fonte: Assessoria CBB

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: