A delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 está definida, com 277 atletas competindo em 39 modalidades. Pela primeira vez na história, a maioria dos atletas será feminina, com 153 mulheres, representando 55% do total. Em comparação, em Tóquio 2020, as mulheres representavam 47%.
Esse aumento na participação feminina é resultado de um esforço conjunto do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e das Confederações Brasileiras de modalidades olímpicas desde os Jogos Rio 2016. Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB, destacou que a criação da área Mulher no Esporte em 2021 e os investimentos específicos nas mulheres foram fundamentais para esse crescimento.
A expectativa é que as mulheres brasileiras conquistem mais pódios do que os homens em Paris, seguindo a tendência observada nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Nomes como Rebeca Andrade, Beatriz Ferreira, Rayssa Leal e Ana Marcela Cunha são exemplos de atletas com grandes chances de medalha.
Rogério Sampaio, Diretor-geral do COB, afirmou que há uma chance real de termos mais medalhistas mulheres do que homens pela primeira vez em Jogos Olímpicos, reforçando a importância do aumento da participação feminina na delegação.
A maior presença feminina no Time Brasil se deve, em parte, ao maior número de vagas em esportes coletivos, como futebol, vôlei, handebol e rúgbi. Os homens garantiram vagas no vôlei e no basquete. O número de atletas ainda pode sofrer pequenas alterações devido à realocação de vagas ou lesões.
Os Jogos Olímpicos de Paris serão a primeira edição com igualdade de gênero no número de atletas participantes, com 5.250 mulheres e 5.250 homens, conforme ação do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Modalidades com participação brasileira:
- Águas abertas
- Atletismo
- Badminton
- Basquete (masculino)
- Boxe
- Canoagem slalom
- Canoagem velocidade
- Ciclismo BMX Racing
- Ciclismo BMX Freestyle
- Ciclismo estrada
- Ciclismo Mountain Bike
- Esgrima
- Futebol (feminino)
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Ginástica trampolim
- Handebol (feminino)
- Hipismo Adestramento
- Hipismo CCE
- Hipismo Saltos
- Judô
- Levantamento de Pesos
- Natação
- Pentatlo moderno
- Remo
- Rúgbi (feminino)
- Saltos ornamentais
- Skate
- Surfe
- Taekwondo
- Tênis
- Tênis de mesa
- Tiro com arco
- Tiro esportivo
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de praia
- Wrestling
Com 277 atletas, a delegação de Paris 2024 será a terceira maior da história do Brasil, atrás apenas de Rio 2016 e Tóquio 2020, e empatada com Pequim 2008. A ginástica artística será a primeira modalidade brasileira a entrar na Vila Olímpica, no dia 18 de julho. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Time Brasil conquistou 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes), garantindo a 12ª colocação no quadro de medalhas.
ASSISTA A GENTE NO YOUTUBE E SIGA NAS REDES
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr.