A Copa do Mundo FIBA apresenta um número recorde de 55 jogadores da NBA nas listas das seleções nacionais que disputam a competição nas Filipinas, no Japão e na Indonésia a partir desta sexta-feira, dia 25, até o dia 10 de setembro. O campeonato conta com um recorde de 106 entre jogadores da NBA, draftados e ex-atletas da liga, contra 103 na edição da China, em 2019.
Ao todo, 27 das 32 seleções nacionais apresentam pelo menos um jogador ou ex-jogador da NBA ou um atleta draftado. Além disso, o Mundial terá 10 All-Stars da NBA: Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves / EUA), Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder / Canadá), Luka Dončić (Dallas Mavericks / Eslovênia), Rudy Gobert (Timberwolves / França), Tyrese Haliburton (Indiana Pacers / EUA), Brandon Ingram (New Orleans Pelicans / EUA), Jaren Jackson Jr. (Memphis Grizzlies / EUA), Lauri Markkanen (Utah Jazz / Finlândia), Karl-Anthony Towns (Timberwolves / República Dominicana) e Nikola Vučević (Chicago Bulls / Montenegro).
Fora dos Estados Unidos, que conta com 12 jogadores da NBA, a Austrália é o país com mais atletas da liga (nove), seguida por Canadá (sete) e Alemanha (quatro).
Abaixo algumas estatísticas e informações complementares sobre a Copa do Mundo de Basquete da FIBA 2023:
- Vinte e quatro franquias da NBA estão representadas nas listas de convocados das seleções nacionais, com Orlando Magic, Jazz, Thunder e Timberwolves apresentando, cada um, cinco atletas no torneio, enquanto New York Knicks e Mavericks têm quatro jogadores cada um no torneio.
- Há 54 jogadores com experiência na NBA G League nas seleções nacionais.
- O campeonato conta com 16 jogadores que participaram nas três primeiras temporadas da Basketball Africa League (BAL), incluindo o ‘MVP’ da BAL de 2023, Nuni Omot, que levou o Al Ahly (Egito) ao título este ano, depois de ajudar o seu país, o Sudão do Sul, na classificação para a primeira participação na Copa do Mundo FIBA. A BAL é uma liga profissional operada por NBA e FIBA, com 12 equipes de toda a África e completou a sua terceira temporada em maio deste ano.
- Josh Giddey (Thunder) e Dyson Daniels (Pelicans), companheiros de NBA Global Academy e da seleção australiana, Khaman Maluach (Sudão do Sul), estudante-atleta da NBA Academy África, Cui Yongxi (China), graduado da NBA Global Academy (China), e Jean Montero (República Dominicana), da NBA Academy América Latina, estão prestes a se tornarem os primeiros ex-alunos-atletas da NBA Academy a competir em uma Copa do Mundo FIBA.
- Há mais de 80 ex-campistas do Basquete Sem Fronteiras (BWB) confirmados no campeonato. O BWB é o programa global de desenvolvimento de basquete e extensão comunitária da NBA e da FIBA que tem sido realizado anualmente desde 2001 e levou 112 ex-campistas para a NBA ou WNBA.
Um total de 80 seleções nacionais de quatro regiões – África, Américas, Europa e Ásia (incluindo a Oceania) – competiram nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIBA 2023.
ASSISTA A GENTE NO YOUTUBE E SIGA NAS REDES
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: