Da High School direto para a NBA
Poucos foram os jogadores que conseguiram a façanha de sair direto da High School – o que no Brasil equivale ao Ensino Médio – para brilhar na NBA sem passar pelo College (basquete universitário) ou sequer ganhar tempo de quadra no exterior.
Essa jogada terminou no draft de 2005, quando a liga passou a exigir que os jogadores tivessem no mínimo 19 anos e uma temporada além da High School – seja no College, exterior, G League… Tirando exceções e casos particulares, ninguém mais pode encurtar esse caminho.
Acontece que até 2005, ao menos 45 atletas conseguiram pular as casas do tabuleiro. Alguns realmente fizeram história na NBA e mostraram que foram uma escolha certeira.
ABRINDO O CAMINHO
Tudo começou no draft de 1962, quando Reggie Harding foi draftado pelo Detroit Pistons e se tornou o primeiro jogador selecionado por uma franquia da NBA estando na High School. Ele era da Eastern High School – depois batizada como Martin Luther King Jr.
Apesar de selecionado, o pivô jogou sua primeira temporada profissional na Liga Profissional de Basquete do Meio – Oeste (MPBL) antes de vestir a camisa dos Pistons, em 1964.
Reggie, que foi considerado o “próximo Wilt Chamberlain” (http://abre.ai/historia_harding), chegou a ir para o Chicago Bulls e Indiana Pacers, mas teve a carreira interrompida por vários problemas pessoais. Lutando contra o vício em drogas, chegou a ser preso 11 vezes.
Em 1971, tentou voltar à NBA, mas nenhum time estava disposto a apostar nele. Em setembro de 1972, depois de uma discussão, Reggie foi baleado e morreu muito jovem, aos 30 anos. Apesar do fim trágico, ele foi o primeiro selecionado da High School por uma franquia da NBA. E a partir dali a história mudava até 2005.
O PRIMEIRO
O primeiro jogador a trocar uma quadra de High School por uma da NBA foi Darryl Downkins. O pivô foi a 5ª escolha no Draft de 1975 pelo Philadelphia 75ers. Conhecido como destruidor de tabelas (http://abre.ai/dawkins_destroi_tabelas), ele não fez os quatro anos de universidade que eram exigidos na época, saiu da Maynard Evans High School, alegou que precisava de dinheiro para ajudar a família e chegou na NBA sem paradas.
MERECEM LEMBRANÇA
Alguns jogadores que também não passaram pelo College, fizeram história na liga e merecem lembrança.
É o caso de Moses Malone, que foi do Ensino Médio para o Utah Stars, da ABA (American Basketball Association) em 1974, assim que saiu da Petersburg High School aos 19 anos.
Ele joga a NBA a partir de 1976, quando as ligas se juntaram. Foi então que Malone se tornou um pivô dominante durante sua segunda temporada com o Houston Rockets, em 1977/78 (http://abre.ai/malone_rebotes).
Apelidado de “Presidente dos rebotes”, Malone era uma máquina de rebotes, encerrando a carreira com média de 12.2 por jogo.
Outro que não jogou no basquete universitário foi Shaw Kemp, que tentou o College, mas não conseguiu nota mínima no exame de admissão. Ele foi para o draft de 1989 e acabou selecionado pelo Seatle SuperSonics na 17° posição (http://abre.ai/kemp_sonics).
LEBRON
Como melhor PG da lista dos que pularam o College para chegar na NBA, temos LeBron James – que jogava nesta função nos tempos de escola. Muito jovem, LeBron já dava sinais de grande talento para o basquete e, em 1999, foi para a St. Vincent-St. Mary High School, de onde só saiu para o draft de 2003. Ele foi a primeira escolha geral feita pelo Cleveland Cavalliers.
Esse draft de 2003 é considerado um dos melhores da história da NBA. Além de King James, contou com Carmelo Anthony, Chris Bosh, Dwane Wade e o brasileiro Leandrinho Barbosa, que saia de Bauru para o Phoenix Suns – ele foi escolhido pelo San Antonio Spurs, mas acabou sendo trocado e indo para Phoenix.
Voltando a LeBron James… Mostrando todo seu repertório desde muito cedo, ele fez 2.567 pontos, 892 rebotes, e 523 assistências durante quatro anos no ensino médio (http://abre.ai/lebron_aprontando).
Em seu último ano pela escola, King James registrou média de 31,6 pontos por jogo, levando o time a conquista do terceiro título em quatro anos.
Outros dois “armadores de ofício” da NBA que fizeram o caminho do Ensino Médio para a liga foram Shaun Livingston e JR Smith.
O primeiro foi draftado em 2004 como quarta escolha na primeira rodada pelo Los Angeles Clippers vindo da Peoria Central High School. Já JR, com médias de 27 pontos, 6 rebotes e 5 assistências no Ensino Médio, foi a 18º escolha geral no mesmo draft feita pelo New Orleans Hornets.
KOBE
Se LeBron James mostrou o suficiente na High School para chegar direto até a NBA, o mesmo pode-se dizer tranquilamente de Kobe Bryant. O ídolo do Lakers foi selecionado na 13° posição do draft de 1996 pelo Charlotte Hornets, que fez a troca com o Los Angeles Lakers pelo pivô Vlade Divac.
Kobe fez a High School na Lower Merion, e foi um dos melhores jogadores de basquete do ensino médio de todos os tempos. Na última temporada da escola, teve uma média de 30,8 pontos, 12 rebotes, 6,5 assistências, e 4 roubadas de bola por jogo (http://abre.ai/kobe_aprontando).
Nesse período de Ensino Médio, que foi de 1992 a 1996, anotou 2.883 pontos, passando inclusive Wilt Chamberlain, que havia marcado mais de 2.200 pontos em sua carreira na Overbrook High School, na Filadélfia.
MCGRADY
Tracy McGrady chegou a NBA vindo da Mount Zion Christian Academy e foi selecionado pelo Toronto Raptors como a 9ª posição geral do draft de 1997.
Não demorou muito até se tornar uma estrela da liga, já que reunia em seus 2.03 metros de altura, uma explosão absurda para a cesta e muita qualidade nos arremessos de longe (http://abre.ai/mcgrady).
No último ano do Ensino Médio ele teve médias de 27,5 pontos, 8,7 rebotes, 7,7 assistências por jogo. Já na NBA, participou de sete All Star Games consecutivos, de 2001 a 2007, período em que ainda foi duas vezes o cestinha da liga. Infelizmente, as lesões atrapalharam seus planos.
GARNETT
A grande estrela na posição de ala/pivô que fez esse caminho mais curto é Kevin Garnett. Selecionado na 5° posição do draft de 1995 pelo Minnesota Timberwolves, ele, que vinha da Farragut Academy, quebrou uma escrita de 20 anos e foi direto do High School para a NBA.
Em quatro anos de ensino médio, Garnett registrou impressionantes 2.553 pontos e 1.809 rebotes (http://abre.ai/garnett_school).
Na NBA foi campeão da temporada 2007/2008 pelo Boston Celtics e parou de jogar após 21 temporadas na liga.
HOWARD
O “cincão” dessa seleção é de peso: Dwight Howard, que foi a primeira escolha do draft de 2004 feita pelo Orlando Magic. Ele foi direto da Southwest Atlanta Christian Academy, onde em seus quatro anos teve médias de 16,6 pontos, 13,4 rebotes e 6,3 bloqueios por jogo (http://abre.ai/howard_school).
Em sua última temporada na escola, foi campeão e teve médias de 25 pontos, 18 rebotes, 8,1 bloqueios e 3,5 assistências por jogo. Na NBA, até agora, foi 8 vezes All Star e hoje é companheiro de LeBron no Lakers.
SEXTO HOMEM
Um ótimo sexto homem para essa seleção é o armador Lou Williams, hoje no LA Clippers. Afinal de contas, ele foi eleito o melhor sexto homem três vezes da NBA – em 2015, 18 e 19. Lou também foi um dos raros jogadores a sair do Ensino Médio direto para a NBA e ter sucesso.
Na South Gwinnett, ele terminou sua carreira como o segundo maior pontuador de todos os tempos na história do basquete no ensino médio da Geórgia (http://abre.ai/lou_school). No draft ele foi a 45ª escolha geral em 2005, quando foi selecionado pelo Philadelphia 75ers.
A LISTA INTEIRA
Como dito, a lista de jogadores que conseguiram sair do Ensino Médio para a NBA tem 45 nomes. A maioria deles não chegou a ser um astro da liga. Mas, não é todo dia que você encontra um LeBron Kames e um Kobe Bryant dando sopa nas quadras do colégio, não é mesmo?
Ano do draft / Jogador / High School / Time (posição no draft)
1975 Darryl Dawkins Maynard Evans (Orlando, Flórida) Philadelphia 76ers (5)
1989 Shawn Kemp Concord (Elkhart, Indiana) Seattle SuperSonics (17)
1995 Kevin Garnett Farragut Academy (Chicago, Illinois) Minnesota Timberwolves (5)
1996 Kobe Bryant Lower Merion (Ardmore, Pennsylvania) Charlotte Hornets (13)
1996 Jermaine O’Neal Eau Claire (Columbia, South Carolina) Portland Trail Blazers (17)
1997 Tracy McGrady Mount Zion Academy (Durham, North Carolina) Toronto Raptors (9)
1998 Al Harrington St. Patrick (Elizabeth, New Jersey) Indiana Pacers (25
1999 Leon Smith Martin Luther King Jr. (Chicago) San Antonio Spurs (29)
1999 Jonathan Bender Picayune Memorial (Mississippi) Toronto Raptors (5)
2000 Darius Miles East St. Louis (Illinois) Los Angeles Clippers (3)
2000 DeShawn Stevenson Washington Union (Easton, California) Utah Jazz (23)
2001 Kwame Brown Glynn Academy (Brunswick, Georgia) Washington Wizards (1)
2001 Tyson Chandler Dominguez (Compton, California) Los Angeles Clippers (2)
2001 Eddy Curry Thornwood (South Holland, Illinois) Chicago Bulls (4)
2001 DeSagana Diop Oak Hill Academy (Mouth of Wilson, Virginia) Cleveland Cavaliers (8)
2002 Amare Stoudemire Cypress Creek (Orlando, Florida) Phoenix Suns (8)
2003 LeBron James St. Vincent–St. Mary (Akron, Ohio) Cleveland Cavaliers (1)
2003 Travis Outlaw Starkville (Starkville, Mississippi) Portland Trail Blazers (23)
2003 Ndudi Ebi Westbury Christian School (Houston, Texas) Minnesota Timberwolves (26)
2003 Kendrick Perkins Clifton J. Ozen (Beaumont, Texas) Memphis Grizzlies (27)
2004 Dwight Howard Southwest Atlanta Christian Academy (Atlanta, Georgia) Orlando Magic (1)
2004 Shaun Livingston Peoria (Illinois) Los Angeles Clippers (4)
2004 Robert Swift Bakersfield (California) Seattle SuperSonics (12)
2004 Sebastian Telfair Abraham Lincoln (Brooklyn, New York) Portland Trail Blazers (13)
2004 Al Jefferson Prentiss (Prentiss, Mississippi) Boston Celtics (15)
2004 Josh Smith Oak Hill Academy (Mouth of Wilson, Virginia) Atlanta Hawks (17)
2004 J.R. Smith St. Benedict’s Prep (Newark, New Jersey) New Orleans Hornets (18)
2004 Dorell Wright South Kent School (South Kent, Connecticut) Miami Heat (19)
2005 Martell Webster Seattle Preparatory School (Seattle, Washington) Portland Trail Blazers (6)
2005 Andrew Bynum St. Joseph (Metuchen, New Jersey) Los Angeles Lakers (10)
2005 Gerald Green Gulf Shores Academy (Houston, Texas) Boston Celtics (18)
[…] e de futuros colegas do King James, como Dwyane Wade e Chris Bosh. Antes do draft de 2005, essa passagem direta do high school para a NBA era permitida e contemplou, além do próprio LeBron James, outros jogadores históricos, como Kobe […]