Vamos falar sobre o time que virou a sensação da “bolha” da Disney da NBA: o Phoenix Suns, que chegou em Orlando cheio de dúvidas e sem moral. A verdade é que ninguém acreditava na equipe do Arizona.

Acontece que a franquia do Suns venceu os quatro jogos que disputou até agora no reinício da temporada, incluindo um triunfo contra o Los Angeles Clippers com uma bola mágica de Devin Booker. Agora, a dúvida é outra: afinal, Booker está pronto para levar o Suns aos playoffs da NBA?

O Phoenix ainda está em 10º lugar na tabela de classificação da Conferência Oeste, mas apenas dois jogos atrás do Memphis, que ocupa a 8ª vaga. Outro time em questão aqui é o Portland Trail Blazers que hoje é o 9º colocado com apenas meio jogo atrás dos Grizzlies.

A belíssima e acirrada briga pela última vaga nos playoffs merece um capítulo à parte. O Memphis perdeu os quatro primeiros jogos que disputou (0-4), acabou de vencer sua partida* (enquanto esse texto estava sendo produzido) e ainda por cima perdeu Jaren Jackson Jr. para o restante da temporada com uma lesão na última partida. O San Antonio Spurs está com três vitórias e duas derrotas, enquanto o Sacramento Kings e o New Orleans Pelicans estão com recorde negativo de apenas uma vitória em quatro oportunidades.

Os próximos jogos dos Suns são bem desafiadores (Miami Heat, Oklahoma City Thunder, Philadelphia 76ers e Dallas Mavericks), mas, como dissemos acima, o time está preparado para bater de frente com qualquer adversário. Inclusive provaram isso na vitória diante dos Clippers. Não ficaríamos surpresos se Phoenix continuasse com a mão calibrada e garantisse pelo menos a partida de play-in (vulgo mata-mata, mas apenas com um jogo).

Nos últimos dois anos Devin Booker vem ganhando um protagonismo gigantesco dentro da NBA e só nesta temporada, após mais de 300 jogos na carreira, ele conseguiu vencer quatro jogos consecutivos. É o líder do Suns em pontos (26.2 de média por jogo), o segundo em assistências (6.6 por jogo), o líder em bolas convertidas de três pontos (2.1 acertos por jogo), o líder em lances livres (com 91.5% de acerto) e o líder em minutos (36.0 por jogo). Nessa temporada, inclusive, Booker foi selecionado para o Jogo das Estrelas da NBA.

Números retirados do site realgm.com

As peças ao lado dele estão contribuindo bastante para que o jogo flua cada vez melhor. Ricky Rubio e Mikal Bridges (vamos falar mais logo abaixo) conseguem fazer com que Booker jogue sem a bola como fazia no High School e em Kentucky. DeAndre Ayton tornou-se a segunda peça mais importante nessa primeira unidade do Phoenix. A parte defensiva do pivô tem sido fundamental nas vitórias do time e Cam Johnson está mantendo a forma do College e matando bolas do perímetro.

Vamos falar de Mikal Bridges! Com a ausência de Kelly Oubre Jr. (recupera-se de lesão e nem viajou para a “bolha”), o ala, que está apenas em seu segundo ano, vem ganhando cada vez mais espaço e importância no lado defensivo da quadra. Bridges sempre está defendendo o melhor jogador do time adversário e, acredite, ele está dando conta do recado. No último jogo do Phoenix, a equipe enfrentou o Indiana Pacers de TJ Warren, que vem sendo um pontuador absurdo, e Mikal estava lá para defender Warren e garantir a vitória para a equipe do Arizona. Três jogos -vamos excluir o jogo contra os Wizards porque sim- que Bridges fez o adversário realmente pensar e se desgastar no ataque: Contra os Clippers, ele ficou trocando entre marcar Paul George e Kawhi Leonard; contra o Mavs o seu matchup era Luka Doncic e contra Indiana foi Warren.

Booker está muito mais comprometido no lado defensivo da quadra e isso obviamente que impacta no resultado. Será que esse ano o jogador que carregou por muitos dias os cactos do deserto do Arizona sozinho terá o seu momento de glória nos playoffs?

Chegar lá já seria um salto do tamanho de uma década. A última aparição do Phoenix Suns nos Playoffs foi na temporada 2009-10, quando a equipe perdeu para o Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: