Considerada a Libertadores do basquete, a Basketball Champions League Américas confirmou a presença de três brasileiros na próxima edição: Flamengo, Minas, São Paulo que garantiram vaga através das campanhas na última edição do NBB.

A competição acontecerá no formato de bolha por conta da situação atual da pandemia de Covid-19, em particular na América do Sul, e cada um dos doze (12) equipes terão a chance de sediar uma na fase de grupos. Além disso, o Conselho também mudou a dica original da 3ª Temporada de outubro 2021 para dezembro 2021. A liga vai durar cinco (5) meses com a Final 8 programada para jogar em abril de 2022.

A competição contará com 12 clubes representando sete países das Américas: Quimsa, Boca Juniors e Obras Sanitárias (Argentina), São Paulo, Minas e o atual campeão Flamengo (Brasil), Biguá e Nacional (Uruguai), UdeC (Chile), Cangrejeros (Porto Rico), Real Estelí (Nicarágua), vice-campeão da última temporada, e o Edmonton Stingers (Canadá).

A terceira temporada do torneio terá 36 jogos na fase de grupos e um sistema de playoff de oito partidas chamado Final 8, um total de 44 jogos. A Final 8 será disputada em quartas-de-final e semifinais, com os vencedores avançando para o jogo do Campeonato e os perdedores jogarão pelo terceiro lugar. Os clubes serão divididos em quatro grupos de três participantes cada, com o primeiro e o segundo colocados de cada chave avançando ao Final 8. Um sorteio oficial terá lugar na primeira semana de outubro de 2021 para determinar os grupos e o calendário completo para a temporada 3. O dia e a hora do sorteio serão anunciados nos próximos dias.

O campeão da BCL Americas garante vaga na Copa Intercontinental da FIBA em 2023. C.R. Flamengo, atual campeão da 2ª temporada da BCL Américas (2021), jogará na Copa Intercontinental FIBA 2022.