O Flamengo está prestes a encarar um de seus maiores desafios nos últimos anos: a final da Basketball Champions League Americas (BCLA). A finalíssima está marcada para o dia 30 de outubro, no Uruguai, mas antes de chegar lá o rubro-negro encarou uma série de amistosos em São Paulo, contra Paulistano e Mogi das Cruzes.
No duelo contra o CAP, realizado no dia 12 de outubro, no Ginásio Antonio Prado Jr, o Flamengo levou a melhor com placar agregado de 103 x 65, em jogo de cinco períodos de 8 minutos cada. Na contagem dos quartos, terminou em 4 a 1 para o clube da Gávea (14 x 19, 23 x 14, 15 x 5, 30 x 16).
Já contra o Mogi, no Ginásio Hugo Ramos, nesta quarta-feira (14/10), o rubro-negro carioca levou a melhor por 88 x 61, no mesmo esquema do amistoso anterior. Nos períodos, outra vantagem de 4 a 1 para o Mengo (17 x 14, 24 x 13, 22 x 13, 15 x 18, 14 x 8).
O experiente ala Marquinhos falou sobre a importância desses amistosos contra equipes de alto nível que jogam o NBB e também da boa preparação que o Flamengo vem fazendo nos últimos dois meses, com direito a título carioca nesse tempo.
“Esses amistosos são muito importantes para rodar o elenco e colocar nossas novas peças em ritmo, para estarem mais familiarizados com o basquete que jogamos na última temporada, já que mantivemos 70% do time. Fomos muito bem no Carioca, mesmo que com um nível um pouco abaixo. Agora nesses dois amistosos em São Paulo o nível já subiu mais, temos um estilo de jogo intenso na defesa e no ataque, então essas partidas aqui foram muito boas”, disse o camisa 11 em entrevista pós-jogo.
O treinador Gustavo De Conti gostou bastante das atuações do Flamengo e sabe o que precisa melhorar no seu time antes do duelo decisivo da Champions.
“Gostaria de agradecer a diretoria do Flamengo em primeiro lugar, que nos proporcionou essa viagem. Viemos para São Paulo e fizemos dois amistosos contra grandes equipes do NBB (Paulistano e Mogi). Nossa preparação melhorou muito, porque por mais que a gente tenha treinado forte, diariamente, o ritmo de jogo é diferente. Enfrentamos times com características diferentes, nos saímos muito bem. E o melhor de tudo: vimos várias falhas que podemos corrigir nos próximos treinamentos para chegar no dia 30 no melhor nível possível”, avaliou o treinador.
O adversário da final da competição continental ainda não está definido, sairá do confronto argentino entre Quimsa e San Lorenzo (atual campeão). Para Marquinhos, a expectativa é alta, mesmo sabendo das dificuldades que poderão ser encontradas por se tratar de uma decisão em jogo único.
“Nossa expectativa para essa final da Champions é das melhores. Sabemos que final em jogo único pode acontecer de tudo, então temos que nos preparar bem. É aproveitar cada bola, cada quarto, para dar nosso melhor e conseguir uma vantagem na partida. Jogar contra time argentino é sempre chato, jogo cadenciado, catimbado, 5 contra 5 o tempo todo, mas estamos treinando bem há quase dois meses, o que pode ser um diferencial”, completou Marquinhos.
Após essas partidas no estado de São Paulo, o Flamengo retorna para o Rio de Janeiro, onde continua sua preparação para o duelo do dia 30 de outubro. Antes de viajar para o Uruguai, o rubro-negro ainda fará dois amistosos contra o Cerrado Basquete, equipe que estreará no NBB nesta temporada.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: