O jogo 1 das semifinais da WNBA entre Minnesota Lynx e Seattle Storm  foi adiado às pressas com o jogo prestes a começar, quando o resultado dos testes de COVID-19 de algumas jogadoras do Storm saíram inconclusivos.

As jogadoras do Lynx, time da brasileira Damiris Dantas, já estavam aquecendo em quadra quando receberam a notícia. A equipe de Seattle não saiu do ônibus e voltou direto aos dormitórios para cumprir o isolamento, enquanto mais testes devem ser feitos nos próximos dias.

Rumores surgiram sobre quem seriam as jogadoras, Sue Bird e Breanna Stewart foram citadas, mas ainda não há qualquer confirmação.

Por este motivo, a série entre Minnessota Lynx e Seattle Storm está atualmente adiada, até que testes conclusivos sejam divulgados.

De qualquer modo, quando a disputa for retomada, poderemos ver o favorito ao campeonato, contra o time da atleta brasileira mais importante no basquete mundial hoje. Imperdível!

 

Como são os playoffs da WNBA?

Os playoffs da WNBA podem ser um pouco confusos para quem assiste pela primeira vez. As duas primeiras rodadas consistem em apenas um jogo eliminatório. O time que ganhar chega nas semifinais contra as duas melhores equipes da temporada, que por sua vez, ficam descansando enquanto o meio da tabela busca as outras duas vagas.

Esse ano, o Las Vegas Aces e o Seattle Storm conseguiram as melhores posições, um privilégio que possibilita um descanso extra para as semifinais. Os times que triunfaram nas fases eliminatórias foram o Connecticut Sun e o Minnesota Lynx. A partir de agora, a série é melhor de 5 jogos.

O Sun passou das atuais campeãs – Washington Mystics, que não contou com a MVP da temporada passada – na primeira rodada, com o placar final de 94 a 81 e varreu o Los Angeles Sparks de CP3 por 59 a 73, garantindo a vaga contra o 1° colocado da temporada, Las Vegas Aces.

O que se esperava da primeira partida entre os dois times, que ocorreu hoje mais cedo, era um Aces descansado e se aproveitando da vantagem física para anular o jogo das principais jogadoras do Sun. E o que aconteceu foi o contrário.

Dentro de quadra, a veterana Jasmine Thomas assumiu o controle e anotou 31 pontos (75% de FG), formando um big 3 imbatível com Alyssa Thomas e DeWanna Bonner, surpreendendo até os mais confiantes fãs de Las Vegas.

Não há outra palavra para descrever o Aces no dia de hoje senão “apagão”. Todo o time terminou a partida com um +/- negativo, inclusive a recém nomeada MVP da temporada 2020, A’ja Wilson, que apesar dos 19 pontos, não conseguiu liderar o time rumo à vitória.

O antigo badboy, e atual técnico do Las Vegas Aces, Bill Laimbeer terá que fazer mudanças drásticas se quiser vencer o embalado Connecticut Sun, afinal, terminar a temporada regular em 1° lugar não garante o anel no final dos playoffs.

Na outra chave, o Seattle Storm esperava por seu adversário, que foi decidido em um jogo histórico na última quinta-feira (17). O Minnesota Lynx, liderado pela única brasileira na WNBA, Damiris Dantas, mandou o Phoenix Mercury para casa, com o placar final de 79 a 80.

O time de Arizona é liderado há 16 temporadas por, ninguém menos, do que Diana Taurasi, o logo da WNBA, e para muitos, a maior jogadora da história. Taurasi só havia sido eliminada em uma partida decisiva uma única vez em sua carreira toda e saiu da quadra sem cumprimentar as jogadoras da outra equipe.

O jogo que foi parelho durante a maioria do tempo, teve como cestinha, a brasileira Damiris Dantas, que vem sendo uma das principais peças de Minnesota após a lesão de Sylvia Fowles – que voltou nesse jogo – durante a temporada regular. Com 22 pontos, 8 rebotes e 44% de aproveitamento na linha de 3, DD12 garantiu a vaga nas semifinais. O time ainda conta com ROY da temporada, Crystal Dangerfield e a Técnica do ano, Cheryl Reeve.

Para saber tudo da WNBA ouça o podcast “NBA das Mina” nos principais agregadores de podcast e siga @nbadasmina no Twitter e @nbadasminapod no Instagram. Além de acompanhar a #LiveDasMina todos os domingos a noite no canal do Live Basketball BR no Youtube.

Por Ágata Maximo

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: