Com as derrotas de Bucks (46-28) e Heat (47-28), Sixers (46-27) e Celtics (46-28) podem assumir a ponta com vitórias nesse domingo.
Poucos meses atrás, seria impossível pensar que o time comandado pelo estreante Ime Udoka teria chances de fazer uma arrancada de 23 vitórias em 27 jogos, estando a apenas um triunfo (e uma derrota do Sixers) de assumir o primeiro lugar isolado da conferência Leste.
Nesse período, a equipe derrotou praticamente todos os principais candidatos ao título, e viu Jayson Tatum ter a melhor sequência da carreira: são 29.8 PTS, 7.4 REBS, 5.0 ASSTS por jogo na sequência, chutando 50-40-89 e figurando entre os 10 jogadores com a melhor defesa por 100 posses (Defensive Rating). Além dele, Robert Williams (1º), Al Horford (3º), Marcus Smart (13º) e Jaylen Brown (15º) também se encontram no top 15, e os cinco juntos tem o melhor saldo ofensivo e defensivo de qualquer formação na Liga.
Na Philadelphia, os rivais de Boston ganharam 9 de 13 jogos desde a chegada de James Harden, e ocupam momentaneamente o primeiro lugar do Leste. O jogo contra Phoenix neste domingo, fora de casa, pode consolidar a liderança do Sixers e o bom momento logo antes dos Playoffs.
Embora ainda longe de ser o Harden do Houston Rockets, o barba tem médias de 23 PTS, 9.9 ASSTS e 7.6 REBS por jogo desde que saiu de Nova York, e cada vez mais se entrosa com o camaronês Joel Embiid, que lidera o ranking oficial para MVP da temporada.
O Bucks teve sua própria arrancada para se recuperar na competição por trás da melhor temporada da carreira de Jrue Holiday e de outro ano de MVP de Giannis Antetokounmpo, mas foi derrotado para um Memphis sem Ja Morant na noite de sábado pelo elástico placar de 127 a 102, enquanto o Heat perdeu seu quarto jogo consecutivo, dessa vez para o Brooklyn Nets de Durant e Kyrie Irving – o técnico Erik Spoelstra não compareceu ao jogo por motivos pessoais, e vale lembrar que seu desentendimento com Jimmy Butler ainda não foi esclarecido.
Faltando menos de 10 jogos para cada uma das equipes, e com alguns confrontos diretos pela frente (Celtics enfrenta Heat e Bucks, e o time de Milwaukee encara o Sixers), a reta final de temporada regular promete ser uma das mais intensas no Leste de todos os tempos, com a conferência finalmente virando a gangorra sobre o Oeste no balanço de forças da NBA.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: