A Liga de Desenvolvimento de Basquete, mais conhecida como LDB teve sua estreia na temporada no dia 23 de julho, com 22 equipes em busca do título da maior competição de base no Brasil. Inaugurada em 2011, sempre conta com as equipes que participaram do NBB, além de outras equipes do basquete brasileiro.

A LDB vem tendo papel fundamental para o desenvolvimento dos jovens atletas, em 2021, mais de 50% dos jogadores do NBB já haviam passado por alguma edição da LDB, como Cristiano Felício, Lucas Dias, Yago, Georginho e vários jovens atletas que já estão se destacando no basquete brasileiro. Sempre muito equilibrado, existe várias equipes que começam como favoritas ao título e é sobre isso que vamos falar, quem são os favoritos para o título da LDB.

Paulistano

Equipe liderada pelo técnico Roberto Jayme, o Paulistano sempre chega forte na LDB, com um trabalho muito bom de criar seus jogadores e captar atletas de outros lugares. Campeão da temporada 2017-18, o Paulistano chega muito forte para a essa temporada. O ala Jonatan é o cestinha da equipe nessa primeira fase da LDB, a equipe conta com jogadores como Mogi, Beto, Buiú, Anderson Barbosa e Barbosa, que são jogadores que já estão no profissional do mas não tem um destaque na rotação, com um estilo de jogo parecido com o time adulto, o Paulistano promete ir muito longe na LDB.

 

Corinthians

Gigante no futebol e também no basquete, Corinthians vai atrás do seu primeiro título da LDB. Participando pela segunda vez na competição, onde foi oitavo lugar em 2019, o Corinthians tem uma equipe que pode muito bem melhor a colocação da última participação, com jogadores como Pedro Nunes, Dalaquia, Victor, Jean, Ludwig, que são jogadores que podem ter um destaque no time adulto e nas competições que tem pela temporada, a base que o Corinthians tem na LDB é muito forte e deve ir longe durante o campeonato.

 

Sesi/Franca

A capital do basquete também vem forte para essa LDB, o time de Franca é conhecido pelo poderio financeiro, sempre contratando os melhores jogadores e isso faz a base da equipe ser um pouco esquecida, a partir de 2018 isso ficou um pouco pra trás, graças ao Didi. Vice campeão em 2019, Franca é uma das equipes mais fortes dessa edição, com destaque ao pivô Márcio, que vem destruindo nessa primeira fase da LNB, com jogadores como Adyel, Léo Abreu, Edu Marília, que é um ala-pivô mas vem jogando como ala e vai ser testado assim também no Paulista, com essa base, a equipe treinada pelo Paulo Costa vem em busca do seu primeiro título da LDB.

 

São José

Duas vezes vice campeão (2016 e 2017-18), São José sempre chega muito forte na LDB, nos últimos quatro anos de campeonato, a equipe do interior de São Paulo sempre ficou no top 10. A equipe treinada pelo Cristiano Ahmed terminou a primeira fase da LDB com cinco jogos e cinco vitórias, e tem como principais jogadores o ala Pedro, o armador Gregate e o pivô Fidelis, os três atletas são lideres da equipe nos principais fundamentos. Com o trio jogando muito bem, São José pode aparecer e surpreender os gigantes do NBB.

 

São Paulo

Após não participar em 2019 e a temporada de 2020 ser cancelada por conta da pandemia de COVID-19, o São Paulo está estreando na LDB e começou muito bem, encerrando a primeira fase com cinco jogos e cinco vitórias, a equipe treinada pelo Osvaldo Guimarães tem como principal destaque o armador Eugeniusz, campeão em 2018 jogando pelo Pinheiros, é líder em pontos, assistências e eficiência do tricolor paulista. Outros destaques são o ala Matheus e os pivôs Lucas e Márcio. Olho no São Paulo que eles querem fazer história na primeira participação na LDB.

 

Pinheiros

O maior campeão e um dos mais favoritos ao título da LDB, o Pinheiros é quase o time que disputou o último NBB, que aproveitou o pessoal da base por conta de problemas financeiros. Gabriel Campos foi candidato a melhor jogador jovem do NBB 20-21 e lidera esse time do Pinheiros, que também conta com o pivô Dikembe, eleito o jogador mais valioso da LDB de 2019, Danilo Sena, Jonas Buffat, Scheuer, Gui Abreu e Thiago Faria, essa vai ser a base do Pinheiros no NBB e nessa LDB, com o time rodado já no Novo Basquete Brasil e com David Pelosini como técnico, Pinheiros se credencia a favorito ao título da Liga de Desenvolvimento de Basquete.

 

Bauru
Vice em 2011 e campeão em 2012, o Bauru volta a disputar a LDB depois de seis anos fora. Contando com dois jogadores que estiveram jogando pelo São Paulo na temporada passada do NBB, Danilo e Igor, que começaram muito bem a primeira fase, o Bauru iniciou com três jogos e três vitórias, contando também com bons números do ala Samuel, pivô Lukas Josuel e o ala-pivô Thales, a equipe do treinador Hudson Previdelo vem se colocando como um dos favoritos ao título da LDB.

 

Flamengo

Campeão em 2011 e 2013, o Fla Basquete chega como favorito em qualquer campeonato, mas nessa primeira fase da LDB eles chegam um pouco desfalcado, Matheusinho, que jogou o último NBB no Pato Basquete emprestado pelo Flamengo testou positivo para COVID-19 e não joga nesses cinco primeiros jogos e as duas contratações que fizeram para a LNB também não jogam nessa fase, Matheus Leoni, cria da base do Palmeiras e que estava no Gran Canária-ESP chegou para jogar os campeonatos de base e participar da equipe profissional e Estevan Caffaro, ele é visto como uma grande promessa na Argentina, mas mesmo sem eles, ainda tem uma grande equipe. A dupla do garrafão Ruan e Rafael Rachel lideram essa equipe em pontuação e rebote, enquanto Joãozinho arma o time. Quando o Flamengo estiver completo, olho neles que vão atrás do título.

 

Escrito por: Daniel Avila (@BlogTurnover)

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: