A NBA começou sua 80ª temporada com um marco histórico: os elencos da rodada de abertura contam com 135 jogadores internacionais, igualando o recorde de 43 países e territórios representados, espalhados pelos seis continentes. É a quinta temporada consecutiva com pelo menos 120 atletas estrangeiros e a 12ª seguida com mais de 100 jogadores internacionais na liga.

O destaque vai para os 71 jogadores europeus, novo recorde, incluindo 19 franceses e quatro britânicos. A Austrália também igualou sua melhor marca, com 13 representantes. Todos os 30 times da NBA contam com pelo menos um jogador internacional em seus elencos.

O Canadá lidera como país com mais estrangeiros na liga, com 23 atletas, seguido por França, Austrália, Alemanha (7) e Sérvia (6). O Brasil tem um representante: Gui Santos, ala do Golden State Warriors. Além dele, brasileiros como Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa, Tiago Splitter, Felipe Eichenberger e Claus Souza atuam em comissões técnicas e staff de franquias da NBA.

O Atlanta Hawks igualou seu recorde com 10 jogadores internacionais, seguido por Portland Trail Blazers e Golden State Warriors, com sete cada. Mais de 55 atletas nasceram na África ou têm laços familiares com o continente, incluindo estrelas como Giannis Antetokounmpo, Joel Embiid, Pascal Siakam e Victor Wembanyama.

Entre os 135 estrangeiros, 16 já foram All-Stars, como Nikola Jokić, Luka Dončić, Shai Gilgeous-Alexander, Rudy Gobert, Al Horford, Kyrie Irving, Domantas Sabonis, Alperen Sengun, Andrew Wiggins e outros. Os últimos sete prêmios de MVP foram vencidos por jogadores internacionais, com Gilgeous-Alexander, Jokić, Embiid e Antetokounmpo dominando a disputa.

Na pesquisa entre os GMs da NBA, Wembanyama, Gilgeous-Alexander e Jokić foram os mais votados como jogadores que os executivos escolheriam para iniciar uma franquia hoje. A temporada também conta com um recorde de nove atletas formados pela NBA Academy e mais de 50 participantes do Basketball Without Borders.

A NBA 2025/26 será transmitida em 214 países e territórios, em mais de 50 idiomas, com cobertura global por meio de parceiros oficiais e pelo NBA League Pass. A diversidade internacional da liga segue crescendo, e moldando o futuro do basquete mundial.

ASSISTA TODOS OS JOGOS DA NBA AO VIVO
A temporada 2025-2026 da NBA começou e você assiste vários jogos ao vivo no Amazon Prime Video com narração de Rômulo Mendonça e também pode assinar o NBA League Pass para ver todos os jogos por lá. Clique aqui para assinar e ganhar 30 dias grátis para experimentar. Cancele quando quiser.

ASSISTA A GENTE NO YOUTUBE E SIGA NAS REDES
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr.