O Jogo Das Estrelas 2022 já bate à porta. Nesta temporada, a maior festa do basquete brasileiro terá como cidade sede o Rio de Janeiro e será realizado nos dias 18 e 19 de março, na Arena Carioca 1. Seguindo o modelo das últimas edições, o evento será dividido em duas frentes, que ocorrerão na sexta (18/03) e sábado (19/03). Serão elas, em ordem: torneios individuais e os jogos principais.
Com direito a shows nos intervalos, leilões e ações para os torcedores presentes no ginásio, a 14ª edição promete ser ainda mais especial, já que as arquibancadas estão liberadas para os fãs de basquete acompanharem a grande festa do esporte nacional. Seguindo os protocolos estaduais, o evento acontecerá com toda estrutura necessária de segurança e saúde.
Por conta de lesões, a lista de participantes no evento sofreu algumas alterações antes do dia final. Alexey (123 Minas) saiu para a entrada de Gui Deodato (123 Minas) no 3 Pontos Budweiser, enquanto Ruivo (Paulistano/Corpore) assumiu seu lugar no jogo principal. Outra mudança foi Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete), que fazia parte do time Deodato e foi substituído por Gerson (Basquete Unifacisa). Larry Taylor (Zopone/Unimed/Bauru Basket) assumiu a vaga no 3 Pontos. As duas últimas modificações foram Gruber (Luvix/União Corinthians), que deu lugar a Cauê Borges (Paulistano/Corpore), e Mogi (Mogi das Cruzes) que saiu para a entrada de Márcio (Sesi Franca Basquete).
Torneios individuais
Mantendo o formato que já virou tradicional, esta edição terá três torneios individuais: Habilidades Betmotion, 3 Pontos Budweiser e Enterradas Penalty. Todos estão marcados para sexta-feira (18/03), com início às 21h, após o duelo entre Flamengo e Paulistano, às 18h30, que abrirá oficialmente o Jogo Das Estrelas 2022. Confira abaixo as informações sobre participantes e formatos de disputa!
Habilidades Betmotion
Assim como na temporada passada, o circuito possui quatro etapas: um zigue-zague com quatro obstáculos em direção a uma zona em que terão de fazer um passe para dentro de um arco. Em seguida, será colocada em prova a capacidade de aceleração e velocidade com a bola do atleta que terá que atravessar a quadra, com o objetivo de pontuar o mais rápido possível no outro lado. Para finalizar o percurso, os integrantes retornam para a base de início e finalizam tendo que acertar em cheio um arremesso de 3 pontos.
Confira os participantes:
– Kevin Crescenzi (Unifacisa) – Atual campeão
– Lucas Dias (Sesi Franca)
– Ricardo Fischer (BRB/Brasília)
– Fuller (Corinthians)
– Olivinha (Flamengo)
– Gui Abreu (Pinheiros)
– Betinho (Rio Claro)
– Cauê Borges (Paulistano/Corpore)
Enterradas Penalty
Diferente do ano passado, desta vez o torneio conta com 8 participantes que se enfrentarão no formato “um contra um”. O torneio será feito em três etapas: quartas de final, semifinal e final. Os jurados, que serão anunciados em breve, tratarão de avaliar todas as etapas e definir quais são os atletas que avançam até a última, no qual o vitorioso se consagra campeão.
Confira os participantes:
– Márcio (Sesi Franca Basquete)
– Alex Dória (São Paulo)
– Bruno Caboclo (São Paulo)
– Túlio da Silva (Flamengo)
– Renan Lenz (123 Minas)
– Mãozinha (Fortaleza Basquete Cearense)
– Serjão (Cerrado Basquete)
– Camargo (Pato Basquete)
3 Pontos Budweiser
O formato será o mesmo utilizado nas últimas edições. Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.
Assim como nas edições passadas, os competidores terão a opção de escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas, o que aumenta ainda mais as chances de melhorar a pontuação do atleta. Os dois melhores desempenhos da fase classificatória avançarão à final. Quem vencer, ficará com o título.
Confira os participantes:
– Larry Taylor (Bauru Basket)
– Santi Scala (Sesi Franca Basquete)
– Luke Martinez (Flamengo)
– Lucas Mariano (Sesi Franca Basquete)
– Gui Deodato (123 Minas)
– Lucas Siewert (Corinthians)
– Cauê Verzola (Caxias do Sul)
– Felipe Ruivo (Paulistano)
Jogo principal
O jogo principal seguirá o mesmo formato da temporada anterior, com quatro equipes e quatro capitães, sendo subdivididas por: 2 NBB Brasil, NBB Mundo e Novas Estrelas – Sub-23. Os capitães, em ordem, serão: Gui Deodato (MIN), Bruno Caboclo (SPFC), David Jackson (FRA) e Yago (FLA). Os times serão comandados por quatro grandes treinadores do basquete brasileiro, sendo eles: Gustavo De Conti (#TimeDEODATO), Helinho Garcia (#TimeCABLOCK), Léo Costa (#TimeDJACK) e David Pelosini (#TimeMONSTRINHO).
A disputa seguirá da seguinte forma: duas semifinais, cada uma com dois quartos de seis minutos cada. A final será disputada em dois quartos, cada um com seis minutos cada. Os confrontos foram definidos via sorteio e ficaram da seguinte forma:
Semifinal 1: NBB Brasil (#TimeDeodato) x NBB Novas Estrelas (#TimeMONSTRINHO)
Semifinal 2: NBB Brasil (#TimeCABLOCK) x NBB Mundo (#TimeDJACK)
#TimeCablock
Draftando principalmente jogadores mais altos e que mostram muita habilidade chutando do perímetro, Bruno Caboclo participará de seu primeiro Jogo das Estrelas como capitão do #TimeCablock. Além dele, outra liderança será Marquinhos, experiente no JDE e que faz parte do grupo das lendas.
Capitão: Bruno Caboclo, do São Paulo
Lenda do time: Marquinhos, do São Paulo
Betinho, do Rio Claro
Cauê Borges, do Paulistano
Elinho Corazza, do São Paulo
Gabriel Jaú, do Bauru
Lucas Dias, do Sesi Franca
Lucas Mariano, do Sesi Franca
Olivinha, do Flamengo
#TimeDeodato
Em seu primeiro ano como capitão do Jogo das Estrelas, Gui Deodato fez seu draft pensando em unir uma equipe jovem e atlética. Mesmo sem se destacar em altura, o time conta com atletas que podem fazer a diferença na disputa. Um dos grandes nomes da história da liga e do evento, Alex foi a lenda escolhida para esse grupo.
Capitão: Gui Deodato, do 123 Minas
Lenda do time: Alex Garcia, do Bauru
Eddy, do Caxias do Sul
Felipe Ruivo, do Paulistano
Georginho, do Sesi Franca
Gerson, da Unifacisa
Larry Taylor, do Bauru
Renan Lenz, do 123 Minas
Rafael Mineiro, do Flamengo
#TimeDJack
Para tentar fazer o NBB Mundo voltar a vencer o Jogo das Estrelas, David Jackson juntou ótimos nomes que tem conseguido bons desempenhos na atual temporada do NBB. Participante de todas as edições do Jogo das Estrelas até aqui, Shamell fecha o time das lendas convidadas.
Capitão: David Jackson, do SESI Franca
Lenda do time: Shamell Stallworth, do São Paulo
Brandon Robinson, do Flamengo
Corderro Bennett, do São Paulo
Franco Balbi, do Flamengo
Santiago Scala, do Sesi Franca
Shaq Jhonson, do 123 Minas
Tavario Miller, do 123 Minas
Tyrone Curnell, do São Paulo
#TimeMonstrinho
Misturando ousadia e alegria, o time Sub-23 foi escolhido por Yago Mateus, um dos destaques do Flamengo. Campeão de tudo com o time carioca, o garoto fez sua seleção unindo o talento e a resenha com os companheiros de equipe.
Capitão: Yago Mateus, do Flamengo
Adyel Borges, do Sesi Franca
Anderson Barbosa, do Paulistano
Gabi Campos, do Pinheiros
Gui Santos, do 123 Minas
Jonas Buffat, do Pinheiros
Márcio, do Sesi Franca
Paulo Scheuer, do Pato Basquete
Ruan, do Cerrado Basquete
Protocolo
O evento seguirá as medidas adotadas pelo Governo Federal do Rio de Janeiro. O uso de máscara será facultativo tanto na área externa quanto interna do Ginásio. O passaporte de vacinação será obrigatório e deverá ser apresentado no momento da entrada no ginásio.
Programação oficial do Jogo das Estrelas 2022
Sexta (18/03) – ao vivo na ESPN e Youtube do NBB
17h00 – Abertura dos portões
18h30 – Flamengo x Paulistano (válido pelo NBB)
21h – Início dos Torneios individuais de Habilidades Betmotion, 3 Pontos Budweiseir e Enterradas Penalty
Sábado (19/03) – ao vivo na ESPN, TV Cultura e Youtube do NBB
14h00 – Abertura dos portões
16h10 – Jogo das Estrelas do NBB
– Semifinais (2 quartos de 6 minutos cada)
– Final (2 quartos de 6 minutos)
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: