MAIS CINCO DOCUMENTÁRIOS INCRÍVEIS
Pensar que qualquer produto com a “marca” Michael Jordan vai ter sucesso é confiar demais no chute. Se tratando de Jordan, isso faz todo sentido – seja o chute uma expressão para aposta ou um arremesso de quadra.
Michael Jordan vende muito. Sempre vendeu.
Mas não foi esse o motivo do sucesso do documentário “The Last Dance”, produzido pela Espn e disponibilizado pela Netflix. Não é difícil falar sobre Jordan, seus números e sua carreira, mas falar com tamanha grandeza é uma tarefa para poucos. “The Last Dance” é do tamanho que Jordan merece.
Uma produção que deu dor de cabeça aos críticos pela qualidade técnica apresentada, quase impecável. Seu sucesso por aqui também foi potencializado pela quarentena imposta pela pandemia e o novo coronavírus. Sem eventos esportivos, sem jogos e com mais gente em casa procurando o que fazer, foi a salvação para muitos fãs de basquete.
Mas não é de hoje que documentários e séries bem produzidas contam – e muito bem – a história do esporte e do basquete. Talvez essas produções tenham ficado na gaveta e foram atropeladas pelas sequências de jogos – de basquete e de outros esportes.
Numa temporada normal, o fã da bola laranja tem à disposição inúmeras partidas. Isso sem falar nos outros esportes. Fica difícil encontrar tempo para assistir um documentário. Aproveitando que Michael Jordan abriu a defesa, estamos livres para desengavetar algumas produções que merecem destaque e que estão disponíveis em diferentes plataformas.
IVERSON
Onde assistir: Netflix
Ano de lançamento: 2014
Duração: 1h28min
Trailer: http://abre.ai/iverson_netflix
O documentário conta a história desse que foi um dos jogadores mais habilidosos que já passaram pela NBA e certamente um dos mais polêmicos – tanto que é recomendado para maiores de 14 anos.
A produção mostra não apenas as jogadas do Iverson, conhecido pelos corssovers que deixavam marcadores sem rumo (alguns, literalmente sentados LINK jogada), mas também resume um pouco sua vida, que não o preparou para o sucesso.
Iverson é filho de uma mãe solteira de 15 anos. Passou dificuldades na infância e foi preso aos 17 depois de uma briga generalizada num boliche, entre um grupo de brancos e outro de negros, quando só ele e outros três amigos – também negros – acabaram presos. Iverson ficou alguns meses na cadeia, mas condenação foi revogada por falta de provas.
Depois de terminar o High School, foi selecionado para jogar na Georgetown University, onde na temporada de estreia da NCAA, já foi eleito o novato do ano.
Em 1996, foi a primeira escolha do draft feita pelo Philadelphia 76ers.
O documentário trata da influência que Iverson teve no basquete dentro de quadra, com seu estilo de jogo inovador, e fora dela quando mudou culturalmente a NBA.
OBS: Há alguns dias o documentário foi retirado da Netflix sem previsão de volta, mas você pode encontra-lo no Youtube.
#RUCKER50 – GIGANTES DO BASQUETE
Onde assistir: Netflix
Ano de lançamento: 2016
Duração: 56 minutos
Trailer: http://abre.ai/rucker50
Outra joia disponível na Netflix é o documentário #RUCKER50, feito para celebrar os 50 anos do programa esportivo do Harlem que revelou alguns jogadores que depois brilharam na NBA.
Rucker é o nome do Parque onde havia uma quadra no Harlem que recebia um projeto social com aulas de basquete e torneios que ganharam visibilidade.
Grandes nomes da NBA passaram pela quadra do Rucker Park, antes ou depois de ficarem famosos. Bateram bola por lá estrelas como Kareem Abdul-Jabbar, Wilt Chamberlain, Chris Mullin, Kyrie Irving e Kobe Bryant.
WITHOUT BIAS
Onde assistir: WatchESPN
Ano de lançamento: 2009
Duração: 52 minutos
Trailer: http://abre.ai/bias_espn
Outra plataforma que disponibiliza uma imensidão de documentários sobre esportes é o WatchESPN. E, claro, muitos sobre basquete.
Dois deles merecem destaque.
O primeiro é Without Bias, que narra a tragédia da morte precoce de Len Bias, um prospecto que, no College, travou duelos espetaculares com ninguém menos que Michael Jordan.
Infelizmente, duas noites após ser escolhido pelo Boston Celtics no draft de 1986, ele acabou morrendo de overdose de cocaína no dormitório da universidade.
Um fim prematuro para um jogador que gerava muita expectativa após encerrar o último ano de College, em Maryland, com média de 7 rebotes e 23,2 pontos por partida. Morreu jovem, aos 22 anos, e não chegou a jogar na NBA.
Essa tragédia repercutiu muito. Meses depois, em 27 de outubro de 1986, a Lei Antidrogas nos EUA foi assinada pelo presidente Ronald Reagan.
ONCE BROTHERS
Onde assistir: WatchESPN
Ano de lançamento: 2010
Duração: 1h19min
Trailer: http://abre.ai/once_brothers
Outro documentário disponível no WatchESPN é Once Brothers (na tradução livre, “Uma vez irmãos…”). Ele conta a história de amizade de Dražen Petrović e Vlade Divac.
Eles cresceram juntos, sempre foram amigos e tinham uma paixão em comum: o basquete. Mais tarde, levaram a seleção da Iugoslávia à medalha de prata nas Olimpíadas de 1988 (http://abre.ai/final_1988), e dois anos depois venceram o Campeonato Mundial (http://abre.ai/final_mundial_90).
Em 1989, o Divac foi draftado pelos Lakers, e Petrovic pelos Blazers.
Mas, infelizmente, essa fase de ouro durou pouco. Com a queda da União Soviética, a Iugoslávia foi dividida e a Croácia de Petrovic e a Sérvia de Divac, entraram em guerra, colocando os amigos, quase irmãos, em lados opostos do conflito.
Tanto que eles seguiram se encontrando nas quadras da NBA, mas nunca mais conversaram.
No dia 7 de junho de 1993, Petrovic morreu em um acidente de carro. Uma tragédia que abalou o mundo esportivo, a NBA e, claro, Divac.
É ele quem conduz o documentário, viajando pela antiga pátria em busca de respostas, reencontrando velhos amigos e, acima de tudo, arrependido e sem chance de reconciliação.
MAGIC & BIRD
Onde assistir: YouTube
Ano de lançamento: 2010
Duração: 1h25min
Documentário completo: http://abre.ai/magic_bird_hbo
Para fechar nossa lista, um documentário que está disponível na íntegra no YouTube e que fala sobre uma das maiores rivalidades entre atletas de todos os tempos: Magic & Bird.
Esta é uma produção da HBO que resume em quase 1h30 a genialidade desses dois grandes jogadores: Magic Johnson e Larry Bird.
O documentário narra essa rivalidade dos dois antes mesmo de chegarem a Lakers e Celtics, passando pelo College, onde Magic levou a melhor ao vencer a NCAA em 1979, até as páginas incríveis escritas pela dupla na NBA e o modo com eles ajudaram a reerguer a liga nos anos 1980.
Esse documentário, que também foca na amizade fora das quadras, é inspirado no livro “When the Game Was Our”, da jornalista Jackie MacMullan, best-seller do New York Times (http://abre.ai/livro_magic_bird).