A Liga de Desenvolvimento de Basquete 2022 teve seu campeão definido: o Esporte Clube Pinheiros venceu o São José Basketball por 80 x 77 no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim e conquistou o pentacampeonato do maior campeonato de base do país.

Com o resultado, os pinheirenses aumentaram a vantagem como maior campeão da história do campeonato (5), com o Flamengo (2) logo atrás na galeria com mais títulos no basquete brasileiro. Além disso, o Pinheiros é o único time a engatar quatro finais seguidas de LDBs, mostrando uma consolidação no pioneirismo da formação de jovens atletas.

A conquista teve um sabor especial para o Pinheiros. Além de engatar o quarto título seguido da Liga de Desenvolvimento de Basquete, os pinheirenses chegaram ao título com um elenco quase 100% diferente do último campeonato vencido. Apenas Buffat, Tico Farias e Michael Douglas estavam presentes com a camisa azul na LDB 2021, fato que coloca o Pinheiros em uma prateleira de luxo na questão de formação de atletas.

Diversos nomes se destacaram no campeão durante a LDB 2022. A armação comandada por Tico Farias e Eugeniusz, a força pontuadora dos alas Jonas Buffat e Eric Donaldson e o garrafão físico formado por Ian Djalo e Michael Douglas fazem parte de um elenco que mostrou competência e garra para vencer o título do maior campeonato de base do Brasil. Os jovens José Neto, Agapy e Luiggi também receberam minutos e foram essenciais em certos momentos para o Pinheiros.

”Ano passado eu tinha um outro papel. Esse ano eles me abraçaram, tive que assumir mais o jogo, joguei muito tempo do que ano passado, a confiança que eles me passaram foi o combustível. Fico muito feliz pelo bi-campeonato, esse ano foi sofrido, ninguém nos colocava como campeão. Tivemos um trabalho mental muito grande” comemorou Tico Farias.

Com nove vitórias em dez partidas na fase classificatória, o Pinheiros chegou às semifinais da LDB com antecedência após vencer dois jogos em três na Fase Final. Na semifinal, o time azul desbancou seu maior rival que até então vinha invicto na competição. No geral, a campanha final da equipe do Jardim Europa teve 13 vitórias em 15 jogos.

Na final, Pinheiros e São José começaram em ritmo frenético e o equilíbrio reinou durante toda a partida. No intervalo, as equipes foram aos vestiários empatados em 31 pontos.

Já no terceiro quarto, São José se impôs e abriu uma vantagem de sete pontos, fato que ligou o alerta dos campeões. O Pinheiros não se amedrontou, teve frieza e competência para fazer dos últimos dez minutos da finalíssima um quarto perfeito. Vitória por 80×77 e felicidade no Esporte Clube Pinheiros.

Destaques para o MVP da Final, Jonas Buffat, que anotou 18 pontos, 8 rebotes, 6 assistências, 4 roubos de bola e 23 de eficiência e para o ala Ian Djalo, que anotou 19 pontos, 6 rebotes e 17 de eficiência.

”Cheguei faz três meses no clube, mas é um trabalho que vem desde as categorias menores, sub-12, sub-15… os meninos estão no Pinheiros há no mínimo 4 anos. Ficaram apenas três do ano passado, mas entraram 10, 12 atletas com condição e que sabem a filosofia do clube. Agradecer primeiro ao Esporte Clube Pinheiros pela oportunidade de trabalho, ao David Pelosini que me convidou para trabalhar aqui, aos meninos que me receberam muito bem e toda a comissão. O título não é só meu e dos atletas, é do Esporte Clube Pinheiros” comentou o técnico Jonathan Cintra.

Via LNB

Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: