Em seu terceiro ano de existência, o Play-in já parece parte natural da temporada da NBA.

O recurso criado na bolha cresceu nos olhos da Liga e dos fãs de basquete, justamente pelas possibilidades que oferece e também por fazer com que mais times fiquem envolvidos no final da temporada regular. Se antes duas, no máximo três equipes disputavam a oitava colocação, hoje quase todos os times da conferência tem algo pelo que jogar.

Com a virada de forças das conferências em pleno vigor, os jogos do Leste parecem muito mais atrativos que os do Oeste, ainda mais com a ausência de LeBron e dos Lakers. Seguem as previsões para os quatro confrontos:

Brooklyn Nets (7) x Cleveland Cavaliers (8)

É difícil apostar contra Kevin Durant em um jogo único, ainda mais quando o jogo é em casa contra uma equipe sem o seu melhor jogador.

A ausência de Jarrett Allen prejudica não apenas pontualmente, mas o estilo de jogo que Cleveland poderia adotar. Caso o pivô estivesse disponível, os comandados de J. B. Bickerstaff poderiam abusar do jogo de garrafão, principal problema do Nets nas últimas duas temporadas. Evan Mobley pode ser o Novato do Ano, mas achar que pode liderar um time contra Durant e Kyrie Irving em jogo único é além do insensato.

Importante lembrar que, mesmo a partida sendo em Nova York, Irving pode jogar por conta do novo mandato envolvendo a cartela de vacinação – e sendo jogo único, há menos chances do jogador sumir ou inventar algo que o impeça de jogar, como ocorreu em anos passados.

Palpite: Nets

Atlanta Hawks (9) x Charlotte Hornets (10)

Photo by Adam Hagy/NBAE via Getty Images

No confronto que tem tudo para ser o mais divertido da história recente do novo formato, a equipe de Trae Young tem a vantagem da experiência.

Pode não parecer, afinal ambos os times são jovens, mas enquanto Atlanta passeava pela final de conferência em 2021, o Hornets amarga anos sem saber o que é vencer uma série de Playoffs. Isso deve mudar em algum momento com LaMelo Ball se desenvolvendo em uma estrela, mas em um jogo único o nervosismo deve pesar.

Não deixa de ser um confronto totalmente aberto – um precedente claro é a vitória do Grizzlies sobre o Warriors, no play-in de 2021 -, mas enquanto uma das equipes parece encontrar sua melhor forma, o Hawks já sabe o que fazer: deixar que o líder em pontos e assistências da temporada lidere a equipe mais uma vez.

Palpite: Hawks

Minnesota Timberwolves (7) x Los Angeles Clippers (8)

Se a NBA ainda estuda qualquer mudança no formato do Play-in, esta deveria vir no mínimo de jogos de distância para o duelo sequer acontecer.

Minnesota teve sua melhor campanha em anos, e terminou com quatro vitórias a mais que LA, número que descreditaria o confronto caso fosse no formato da bolha, de 2020. Com o retorno tardio de Paul George, o Clippers pode virar a mesa e tornar injusto um resultado que não resume o que foi a temporada de 2021-22 para as duas equipes.

Ainda assim, com um Karl-Anthony Towns renovado, e com a injeção de energia que é Anthony Edwards, os Timberwolves tem a vantagem no confronto, e tem de fazer valer o maior poder de fogo – e agradecer que Ty Lue não terá mais jogos para fazer ajustes.

Palpite: Timberwolves

New Orleans Pelicans (9) x San Antonio Spurs (10)

(Foto: Reprodução Twitter/San Antonio Spurs)

Caso a mudança sugerida entrasse em vigor, ambas as duas equipes já estariam de férias.

O Pelicans (36-46) ficou seis jogos atrás do Clippers na temporada regular (o Spurs, oito) e imaginar que uma das duas equipes possa ficar com a oitava vaga por conta de vitória em um jogo único é, no mínimo, duvidoso.

Mas dando a lógica, CJ McCollum deve liderar o time que um dia era para ter sido de Zion Williamson para uma vitória sobre San Antonio, e depois ir para casa quem quer que venha do confronto de Timberwolves e Clippers. Pode muito bem ser a última vez que vemos Gregg Popovich no comando do Spurs, uma franquia que precisa desesperadamente de escolhas altas de draft, e não vai conseguir enquanto seu comandante seguir lá, tirando leite de pedra não importando o elenco que lhe é dado.

Palpite: Pelicans

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: