A contagem regressiva para Paris 2024 já começou e o roteiro para chegar aos Jogos Olímpicos do próximo ano ficará mais claro com o sorteio dos Torneios de Qualificação Olímpica Feminina da FIBA.
Conforme determinado pela decisão do Conselho Central da FIBA em 9 de setembro, os Torneios de Qualificação Olímpica Feminina da FIBA serão realizados de 8 a 11 de fevereiro do próximo ano em quatro cidades: Antuérpia, Bélgica; Belém, Brasil; Sopron, Hungria; e uma cidade a ser confirmada na China.
O sorteio acontecerá no dia 5 de outubro, às 14h30 (de Brasília), em Sopron, enquanto 16 nações se preparam para competir em quatro grupos de quatro. Existem 10 vagas para as Olimpíadas disponíveis, uma vez que a França já tem o lugar garantido como anfitriã olímpica e os EUA como as últimas campeãs mundiais femininas da Fiba em 2022. Ambos têm vaga garantida em Paris, mas participarão das Eliminatórias Olímpicas.
As nações participantes nos Torneios de Qualificação Olímpica Feminina da Fiba são qualificadas através das Copas Continentais de 2023, conforme a região. No entanto, na região das Américas, algumas equipes também devem participar de um Torneio de Pré-Qualificação Olímpica Feminina da FIBA, que será disputado em novembro de 2023.
Ele contará com Canadá, Porto Rico, Colômbia e Venezuela. Todos os países jogarão entre si em um grupo no formato round-robin, com as duas equipes mais bem colocadas avançando para o Torneio de Qualificação Olímpica Feminina da Fiba.
Participantes do Torneio de Qualificação Olímpica da FIBA
As dezesseis equipes classificadas serão divididas em quatro grupos de quatro no sorteio. As equipes do mesmo grupo jogarão entre si no formato round-robin. As três melhores equipes de cada grupo ganharão uma passagem para Paris 2024.
Para os grupos com França e EUA, apenas as duas primeiras seleções restantes se classificarão para os Jogos Olímpicos.
Europa (qualificada através do EuroBasket Feminino da Fiba 2023)
- Bélgica
- Espanha
- França
- Hungria
- Sérvia
- Alemanha
Ásia (qualificada pela Copa Asiática Feminina da Fiba de 2023)
1.China
- Japão
- Austrália
- Nova Zelândia
África (qualificada pelo AfroBasket Feminino da FIBA 2023)
- Nigéria
- Senegal
Américas (Qualificado pela AmeriCupW e Pré-Olímpico das Américas)
- Brasil (qualificado como campeão do FIBA Women’s AmeriCup 2023)
- EUA (qualificados como campeões da Copa do Mundo de Basquete Feminino da Fiba de 2022)
- Equipe 3 (qualificada no Torneio de Pré-Qualificação Olímpica Feminina da FIBA)*
- Equipe 4 (qualificada no Torneio de Pré-Qualificação Olímpica Feminina da FIBA)*
*Equipes 3 e 4 do Canadá, Porto Rico, Colômbia ou Venezuela.
Via Assessoria CBB
ASSISTA A GENTE NO YOUTUBE E SIGA NAS REDES
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente no Instagram: http://instagram.com/livebasketballbr e no Twitter: http://twitter.com/livebsktbr.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag:
[…] sourceCom informações do R7 […]