Neste domingo (10), todos os times jogam suas últimas partidas e definem seus confrontos de Play-in e Playoff.

Em uma temporada com alguns favoritos, e várias incertezas, o duelo por posições raramente é tão interessante como nesse ano de 2022, onde o último dia de jogos da regular podem mudar drasticamente o cenário da pós-temporada.

Os duelos de Play-in do Oeste já estão definidos: Minnesota Timberwolves e Los Angeles Clippers se encontram na terça-feira, com o vencedor avançando direto com a sétima colocação e o perdedor tendo de derrotar o vencedor entre San Antonio Spurs e New Orleans Pelicans, para então garantir a oitava e última vaga aos Playoffs.

No Leste, absolutamente tudo pode mudar, sendo que Hornets e Hawks tem a mesma campanha (42-39), e estão apenas um jogo atrás de Nets e Cavs. Com a exceção de Cleveland (que enfrenta o Bucks), as outras três equipes tem compromissos mais tranquilos, contra times que já não brigam por nada. Provavelmente o Nets terá vantagem de quadra no primeiro duelo de Play-in, mas caso perca pode até ficar em décimo e ter de passar por dois jogos fora de casa para chegar aos Playoffs.

Na parte de cima da tabela, o Philadelphia 76ers tem um jogo tranquilo contra um Detroit que já pensa nas férias, enquanto o Boston Celtics visita os Grizzlies em Memphis (não seria uma surpresa se o time poupasse seus jogadores, pois já tem a segunda colocação garantida). Boston tem a vantagem no duelo direto, e caso permaneçam com a mesma campanha, mantém a terceira colocação sobre Philadelphia.

Já os atuais campeões precisam apenas de si para confirmar o segundo lugar – embora também não seria uma surpresa o time poupar suas estrelas, sendo que há grandes chances do segundo colocado enfrentar o Nets já no primeiro round.

Do outro lado, Jazz e Nuggets tem a mesma campanha, mas a equipe de Utah lidera nos critérios de desempate. Ambos enfrentam equipes sem nada para fazer na temporada (respectivamente, Blazers e Lakers), então é de se esperar que as duas saiam com a vitória.

Duas posições a frente, o Dallas Mavericks precisa vencer os rivais de San Antonio em casa e torcer por uma derrota do Golden State Warriors contra o Pelicans, em New Orleans, para conquistarem a terceira colocação.

Talvez seja uma última rodada onde o interesse vá além dos jogadores. É bem provável que dirigentes estejam fazendo cálculos sobre qual equipe seria melhor enfrentar no primeiro round, e qual rota seria mais “fácil” de avançar, então apesar de muitos dos confrontos parecerem decididos, muita coisa ainda pode mudar.

Para quem reclama da duração da temporada regular, este ano prova que não existem jogos desnecessários em uma Liga tão balanceada.

Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render:
Place this code at the end of your tag: