O New York Knicks já tem técnico para a próxima temporada. Após uma longa espera, Tom Thibodeau foi anunciado como novo técnico da franquia. Comparado ao lendário treinador de futebol americano, Belichick por causa de sua atenção aos detalhes, organização e planejamento de jogos. Ele pode levar o Knicks de volta ao topo?
Com 62 anos, experiência é o que não falta para Thibodeau. Inclusive, ele foi treinador assistente da seleção americana de 2013 a 2016 e ajudou a equipe dos EUA a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016.
Como treinador defensivo, ele ajudou o Houston Rockets a classificar-se entre os Top 5 da liga em pontuação de defesa e porcentagem pontuação de 2004 a 2007, e ajudou sua equipe a terminar no Top 10 da liga em defesa de equipes 15 vezes.
Tom Thibodeau esteve em 214 jogos nos playoffs como treinador assistente, treinador associado e treinador principal. Além disso, ele participou das Finais da NBA de 1999 como assistente técnico do New York Knicks antes de ingressar no Boston Celtics, com quem venceu as finais da NBA de 2008, além de ajudar a guiá-los de volta às finais da NBA de 2010, atuando como treinador defensivo. Em 2011, ele foi nomeado treinador do ano da NBA após liderar o Bulls a uma temporada de 62 vitórias.
Carreira como jogador no College e início como treinador
Thibodeau jogou basquete no Salem State College, atuando como capitão durante a temporada 1980-81. Durante seu tempo com os vikings, Thibodeau de um metro e oitenta e dois ajudou o Estado de Salem a disputar torneios nacionais consecutivos da Divisão III (1980-81). Em 1980, Thibodeau ajudou o Estado de Salem ao campeonato e à primeira oferta do torneio da NCAA da escola. Ao se formar, ele se tornou treinador assistente na escola em 1981. Em 1984, aos 25 anos, tornou-se treinador no Estado de Salem depois de três anos como assistente. Uma temporada depois, ele se tornou treinador assistente na Universidade de Harvard, onde passou as próximas quatro temporadas.
Enquanto treinava na faculdade, Thibodeau frequentou clínicas de treinamento e visitou as práticas de muitos dos principais treinadores dos EUA, incluindo os treinadores do Hall of Fame Bobby Knight, Rick Pitino, Hubie Brown, Gary Williams, Morgan Wootten e Jim Calhoun.
Em 1987, Thibodeau fez amizade com Bill Musselman, ex-técnico da NBA, ABA e NCAA, que treinava os Albany Patroons da Continental Basketball Association. Segundo o New York Times, “as práticas dos Patroon, a atenção aos detalhes, a eficiência, o grande número de sets ofensivos, alimentaram o vício de Thibodeau”
Comparação com Bill Belichick
Tom thibodeau foi comparado ao lendário técnico da NFL Bill Belichick por causa de sua atenção aos detalhes, organização e planejamento de jogos. “[Thibodeau] foi meticulosamente organizado, quase assustador, e ele me lembrou Bill Belichick. Passei muito tempo com Belichick e Thibodeau tem os mesmos maneirismos, a mesma atenção aos detalhes que Belichick tem. E esse é o maior elogio que eu poderia dar a alguém”, comentou Rick Pitino.
Ele foi chamado de “um dos melhores treinadores da NBA”, algumas vezes entre os cinco principais treinadores da liga entre os gerentes gerais da NBA, sendo classificado como o 13º melhor treinador em 2017 pela ESPN, apesar do Timberwolves terminar fora da disputa do playoff.
Altamente considerado estrategista defensivo, em janeiro de 2013, a ESPN elogiou o sistema defensivo de Thibodeau como “o auge da estratégia defensiva de equipes na NBA”. No entanto, de acordo com um artigo de 2010 no Boston Globe, “um dos muitos equívocos sobre Thibodeau é que ele é estritamente um especialista em defesa “. Jeff Van Gundy contratou Thibodeau porque se sentiu atraído por “seus conjuntos ofensivos inovadores” e “habilidades de desenvolvimento de jogadores.
No New York Knicks ele pode contar com uma nova estrela jovem, Lamelo Ball já demonstrou que quer ser draftado pelo novo time de Tom, que terá uma escolha alta. Será que essa dupla pode fazer na NBA o que Tom Brady e Bill Belichick fizeram na NFL?
Se inscreva no nosso canal no Youtube: http://youtube.com/livebasketballbr e siga a gente nas redes sociais http://twitter.com/livebsktbr e http://instagram.com/livebsktbr.
Here is your JavaScript code: Place this code in the section: Place this code where you want the "Below Article Thumbnails" widget to render: Place this code at the end of your tag: